Campos do Jordão: 146 anos depois, o passado remete ao futuro.

29 de abril, aniversário de Campos do Jordão. 146 anos de fundação desta cidade que, como o seu próprio hino diz, é o recanto do turista e o orgulho do Brasil, mas principalmente, orgulho de todos nós, jordanenses!

 

Uma cidade conhecida internacionalmente pelo clima e paisagens sem igual, e que paga o preço da sua fama. Milhares de famílias vivem hoje penduradas nas encostas. São pessoas simples que vieram atrás de emprego atraídas pela explosão do turismo nas décadas de 1970 e 1980, vítimas do crescimento desordenado e da ganância de alguns.

 

Apesar da ilusão, ajudaram no desenvolvimento desta joia no alto da Serra. Uma “Suíça brasileira”, que mesmo com este título não é perfeita, mas qual cidade é?

 

Campos do Jordão está longe de ser sinônimo de perfeição. Deus, sim, foi impecável ao transformar estas montanhas em moldura para sua obra divina.

 

Hoje vivemos dias de medos e incertezas devido a uma ameaça invisível chamada novo coronavírus. Impossível não lembrar do ciclo da moléstia, quando Campos do Jordão se transformou em pólo referencial para o tratamento da tuberculose. E quem diria! Graças à doença a cidade nasceu para o turismo.

 

A história da fase sanatorial nos mostra que, assim como aconteceu no passado, o futuro será novamente promissor. Campos do Jordão vai sobreviver à pandemia e surgir ainda mais forte não apenas como a principalmente estância de inverno do país, mas das quatro estações!

 

Viva Campos do Jordão! Viva o povo jordanense!

This post will expire on Wednesday May 6th, 2020 – 1:12am.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Jornalista. Um incansável contador de histórias!