Campos do Jordão não tem nenhum caso suspeito de coronavírus

A Secretaria Municipal da Saúde de Campos do Jordão, emitiu uma nota de esclarecimento hoje, descartando, até o momento, caso suspeito de Coronavírus na cidade. A informação foi necessária, diante de notícias falsas espalhadas nas redes sociais locais

Cuidado com o desserviço

A Prefeitura de Campos do Jordão orienta que qualquer informação divulgada de forma apressada, atropelando o fluxo oficial, representa um desserviço à população, gerando instabilidade social e à saúde pública. Não compartilhe notícias, onde a fonte não é confiável. As informações de saúde, que tem relevância para a população são sempre feitas através da página oficial da Prefeitura no Facebook , em seu site e no Boletim Informativo disparado diariamente no WhatsApp.

Cidade preparada  

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município vem se preparando para a chegada do novo coronavírus, em conformidade com os protocolos de saúde adotados pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado de São Paulo. Até o momento não há nenhum caso. Mas se houver, todos os cuidados estão sendo antecipados para que o paciente seja bem atendido. Ações de bloqueio já estão sendo preparadas, bem como  a correta informação para a população.

Reforço na estrutura

A Secretaria de Saúde fará, na próxima semana, uma nova rodada de orientação para profissionais de saúde da rede municipal e  particular.

O que fazer em caso de suspeita

As pessoas que retornam de viagem em regiões em que já há confirmação de transmissão local da doença, devem ficar alerta ao aparecimento de sintomas respiratórios nos próximos 14 dias após o retorno. Se houver febre associada a outro sintoma respiratório, a orientação é procurar um serviço de saúde público ou privado.

“Em caso de suspeita, o paciente deve procurar a sua unidade de saúde ou Pronto Socorro Municipal. Os profissionais e serviços de Campos do Jordão estão atualizados e preparados para esse atendimento”, orienta o médico e secretário municipal de saúde, Márcio Stievano.

Segundo o secretário, o fato de os sintomas da infecção pelo novo coronavírus parecerem como os de uma gripe ou resfriado dificulta o diagnóstico, por isso, é importante informar o histórico de viagem já no início do atendimento.

O que fazer para se proteger?

Lavar as mãos com água e sabonete líquido com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento, ou tocar na boca, nariz ou olhos.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após higienizar as mãos)

 

Confira a íntegra da nota de esclarecimento

 

Nota de Esclarecimento

          A Secretaria Municipal da Saúde de Campos do Jordão informa que até hoje, 12 de março de 2020, a cidade não tem nenhum caso suspeito, ou confirmado para Corona vírus.

A Prefeitura informa que o Departamento de Vigilância em Saúde, vem adotando todos os cuidados de biossegurança, treinando o pessoal de saúde.

O momento é de monitoramento, controle e  disseminação de informações corretas à população para não causar pânico, por isso, solicitamos que não compartilhem informações inverídicas, que caracterizam fake News.

As informações de saúde, serão sempre transmitidas nos canais  oficiais da Prefeitura de Campos do Jordão.

 

Secretaria Municipal de Saúde de Campos do Jordão

This post will expire on Tuesday March 17th, 2020 – 3:51pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários