Campos do Jordão segue SEM CASOS CONFIRMADOS da Covid-19

Segundo Boletim da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, divulgado na tarde dessa terça-feira (17), o município segue até o momento sem nenhum caso confirmado da COVID-19, mas conta 4 casos suspeitos.

O boletim informa ainda a edição de um decreto, com medidas que visam reduzir o impacto da pandemia no município, entre as medidas a suspensão da entrada e circulação de ônibus e vans de excursões na cidade.

São diversas atividades e medidas emergenciais e temporárias na prevenção do novo coronavírus.

As medidas foram ampliadas depois de quatro casos suspeitos da doença na cidade, e atendem ao disposto na Lei Complementar nº 04, de 23 de dezembro de 2019 que Institui o Código Sanitário do Município da Estância Turística de Campos do Jordão, bem como ao artigo 196 da Constituição da República e amparado pelas diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.

Entre as ações de maior austeridade estão:
– Suspensão da entrada e circulação de ônibus de excursão, micro-ônibus, vans e similares inclusive para o turismo de um dia e city tours;
– Suspensão de aulas na rede municipal e recomendação para que as demais escolas da rede particular sigam a mesma orientação;
– Suspensão das provas do concurso público que seriam realizadas no dia 22 de Março;
– Suspensão de eventos públicos e privados que dependam de autorização pública;
– Suspensão de férias de funcionários da saúde, segurança pública, secretários municipais e adjuntos;
– Os funcionários municipais com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos serão dispensados do registro do ponto, permanecendo em suas residências, sem prejuízo de vencimentos.
– Suspensão do serviço de trenzinho urbano;
– Suspensão das atividades de conselhos municipais e comissões especiais;
– Fechamento dos espaços culturais, esportivos e afins;
– Fechamento do Centro de Convivência do Idoso;
– Recomendação para que bares, restaurantes, trailers com mesas e cadeiras respeitem o espaço de dois metros entre as mesas;
– Orientação para não realização de cultos e missas para evitar aglomeração de pessoas;
– Orientação para não realização de eventos particulares, festas e velórios;
– Orientação para não realização de atividades esportivas em academias;

O que fazer em caso de suspeita da Covid-19

As pessoas que retornam de viagem em regiões em que já há confirmação de transmissão local da doença, devem ficar alerta ao aparecimento de sintomas respiratórios nos próximos 14 dias após o retorno. Se houver febre associada a outro sintoma respiratório, a orientação é procurar um serviço de saúde público ou privado.

“Em caso de suspeita, o paciente deve procurar a sua unidade de saúde ou Pronto Socorro Municipal. Os profissionais e serviços de Campos do Jordão estão atualizados e preparados para esse atendimento”, orienta o médico e secretário municipal de saúde, Márcio Stievano.

Segundo o secretário, o fato de os sintomas da infecção pelo novo coronavírus parecerem como os de uma gripe ou resfriado dificulta o diagnóstico, por isso, é importante informar o histórico de viagem já no início do atendimento.

O que fazer para se proteger?

Lavar as mãos com água e sabonete líquido com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento, ou tocar na boca, nariz ou olhos.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após higienizar as mãos)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.