Campos do Jordão terá encontro de ex-Alunos do CEENE no próximo sábado

Encontro será no prédio da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves e reunirá ex-alunos do CEENE da década de sessenta.

Será realizado no próximo dia 26 de maio, nas instalações do antigo Colégio Estadual e Escola Normal de Campos do Jordão – CEENE um encontro de ex-alunos, professores, funcionários e convidados especiais daquele Colégio, o qual, entre 1950 e 1973, foi o único estabelecimento de ensino médio da cidade e por onde passaram muitas gerações de jordanenses, incluindo nomes conhecidos na atualidade e na história recente da cidade.

O CEENE, localizado nos altos da Vila Suíça, em Vila Abernéssia, foi inaugurado em 21 de julho de 1950 e teve como primeiro diretor o professor Theodoro Corrêa Cintra e, como último, o professor Sylvio da Costa Monteiro, até o dia 10 de fevereiro de 1973. Entre esses personagens, dirigiram o Colégio pessoas renomadas como: José Marcondes de Moura, Imídio Giuseppe Nérice, Raul Pedroso de Moraes, Gad Aguiar, Clara Perret, Rosalvo Madeira Cardoso, João Gualberto Mafra Machado e Sylvio da Costa Monteiro.

A partir do dia 23 de fevereiro de 1973 o Colégio Estadual passou para o novo prédio situado na Vila Paulista e, a partir de 30 de junho de 1976, passou a chamar-se: Escola Estadual de 1º e 2º Graus “Prof. Theodoro Corra Cintra”.

O grupo de ex-alunos vem se reunindo anualmente desde o final de 2014 em eventos coordenados pela ex-aluna do Ginásio e Escola Normal, Maria Eunice Comparotto de Menezes, hoje moradora de Curitiba, onde fez notória carreira na área da educação. Esta é, contudo, a primeira vez que o encontro ocorre nas dependências da própria escola onde todos estudaram.

Neste encontro está prevista uma mesa redonda com a participação de representantes das gerações finais de alunos do CEENE – João Wagner Pereira, Maria Cristina Comparotto, o historiador Edmundo F. Rocha e do Secretário da Cultura de Campos do Jordão, Benilson Toniolo. Paulo Roberto Murayama (Shizutinho) será o moderador. Nesta mesa redonda serão repartidas experiências e pontos de vista sobre a cidade a partir de épocas diferentes.

O objetivo dos encontros é essencialmente o de congraçamento entre ex-alunos, mas também uma forma de estarem presentes na vida da cidade e repartirem experiências de vida.

Colaborou: Edmundo Ferreira da Rocha

This post will expire on Saturday May 26th, 2018 – 10:39pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Redação do portal Guiacampos.com - Campos do Jordão na Internet