Campos do Jordão terá mostra com filmes do Japão, China, Hong Kong e Coréia do Sul

Evento realizado pelo Cineclube Araucária acontece de 30 de outubro a 2 de novembro

Foram diversas mostras de cinema realizadas durante todo ano de 2015 em Campos do Jordão, numa iniciativa do Cineclube Araucária, uma das mais relevantes e ativas organizações culturais de Campos do Jordão, com o apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a AMECampos – Associação dos Amigos de Campos do Jordão, Secretaria Municipal de Cultura, Oficina de Artes Rosina Pagan, Escola Estadual de Vila Albertina e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Campos do Jordão.

Encerrando as mostras neste ano, a partir do próximo dia 30 o Cineclube Araucária apresenta a Mostra de Cinema Asiático, com produções do Japão, China, Hong Kong e Coréia do Sul.

Abrindo o evento, no dia 30 de outubro, tem o coreano Mother – A Busca Pela Verdade, de Joon-ho Bong, e no dia 31, será exibido o chinês Flor da Neve e o Leque Secreto, de Wayne Wang. Em 1º de novembro serão apresentadas duas produções, respectivamente do Japão e da China: o infantil Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar, de Hayao Miyazaki, e Lanternas Vermelhas, de Yimou Zhang. Outro filme japonês, O Que Eu Mais Desejo, de Hirokazu Kore-Eda, fecha a mostra e a programação de 2015, no dia 2 de novembro.

Apesar da qualidade técnica e artística observada em grande parte do que se produz em matéria de cinema nos países asiáticos, ainda hoje é muito tímida a visibilidade dada a esses filmes nas salas de cinema do mundo ocidental. Segundo o curador Cervantes Souto Sobrinho, “se excluirmos esses filmes dos festivais, mostras e encontros de promoção da sétima arte em todo o mundo, de fato parece pequena a difusão das obras produzidas nos países que compõem o continente asiático. Salvo raras exceções, essa produção passa quase despercebida até mesmo do público cinéfilo em países como o Brasil, cedendo espaço a um cinema de qualidade muitas vezes inferior, mas com incontestável apelo comercial, atendendo a interesses de grandes estúdios e distribuidores internacionais”.

Mostra de Cinema Asiático – Cineclube Araucária – Programação

30 de outubro. Sexta, às 19h30
Filme: Mother – A Busca Pela Verdade
Dir.: Joon-ho Bong. Coréia do Sul. 2009. 128 min. 16 anos.

Uma mulher viúva cuida sozinha de seu filho único, Do-joon. Este homem de 28 anos, ingênuo e infantil, costuma se comportar de maneira inconsequente, dependendo com frequência da atenção materna. Um dia, ele é acusado do assassinato de uma adolescente, mas parece sequer compreender a acusação que enfrenta. Diante da incompetência do advogado encarregado de defendê-lo, a mãe parte em busca do verdadeiro assassino, para provar a inocência de seu filho.

 

 

31 de outubro. Sábado, às 19h30
Filme: Flor da Neve e o Leque Secreto
Dir.: Wayne Wang. China. 2011. 104 min. 12 anos.

China, século XIX. Flor da Neve (Gianna Jun) e Lily (Bingbing Li) são garotas que vivem isoladas de suas famílias. Elas se comunicam através de uma linguagem secreta, com mensagens sendo transmitidas através de leques de seda. Já nos dias atuais, Nina (Bingbing Li) e Sophia (Gianna Jun) tentam manter a amizade de infância em meio às dificuldades da vida adulta, incluindo complicadas histórias de amor e as necessidades da carreira.

 

1º de novembro. Domingo, às 15h (matinê)
Filme: Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar
Dir.: Hayao Miyazaki. Japão. 2008. 101 min. Livre

Sosuke é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo, um peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele salva a peixinho e a coloca em um balde verde. Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto, que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.

 

1º de novembro. Domingo, às 18h
Filme: Lanternas Vermelhas
Dir.: Yimou Zhang. Hong-Kong. China. 1991. 119 min. 14 anos.

Na China de 1920, Songlian (Li Gong) é uma universitária de 20 anos que é forçada a se casar com um homem bem mais velho depois que sua mãe morre e sua tia não tem mais dinheiro para custear seus estudos. Seu marido é um homem de 50 anos que já tem mais três esposas, todas morando em casas diferentes. Cada noite ele decide com quem vai dormir, e a escolhida ganha massagem, lanternas vermelhas acesas e o direito de escolher o cardápio do dia seguinte. Tal costume gera rivalidade entre as esposas, e logo Songlian se vê envolvida em um mundo de intrigas femininas e conspiração de serviçais.

 

2 de novembro. Segunda, às 19h30
Filme: O Que Eu Mais Desejo
Hirokazu Kore-Eda. Japão. 2011. 124 min. Livre

Na ilha japonesa de Kyushu, dois irmãos são separados após o divórcio dos pais. O mais velho, Koichi, foi morar com sua mãe na casa dos avós, localizada no sul da ilha, numa área campestre perto do preocupante vulcão Sakurajima. O irmão mais novo, Ryunosuke, manteve-se com o pai, guitarrista, no norte da ilha, região moderna e industrializada. Durante uma aula, Koichi descobre com os amigos que a chegada do trem bala à ilha poderá mudar o destino dos habitantes locais, já que a crença popular diz que milagres acontecem quando dois trens se cruzam. Assim, o garoto decide orquestrar um plano para ver o cruzamento dos trens e concretizar seu desejo mais profundo: ver o vulcão entrar em erupção e destruir sua parte da ilha, para que ele, a mãe e os avós sejam obrigados a morar com o pai – reunindo novamente sua família.

 

Serviço

Mostra de Cinema Asiático
Projeto Cineclube Araucária – O Poder do Cinema em Campos do Jordão
De 30/10 a 02/11. De sexta a segunda
Entrada Franca
Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Informações: (12) 3664-2300
www.facebook.com/cineclube.araucaria / www.cineclubearaucaria.org

This post will expire on Monday November 2nd, 2015 – 10:07pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

Leave a Comment