Cidade em estado de alerta – Pelo segundo dia na semana, chuva causa novos estragos em Campos do Jordão

Nesta quarta-feira, dia 8 de março, fortes chuvas voltaram a castigar Campos do Jordão. Entre 12h30 e 15h30 a Defesa Civil registrou nove pontos de alagamentos, 15 quedas de árvores e 4 deslizamentos de terra e 3 quedas de barreiras. Não houve vítimas, nem desabrigados.

O rio Capivari, que corta o bairro Abernéssia voltou a encher alagando parte da Avenida Frei Orestes Girardi, a praça da Fonte da Amizade e a frente do Ginásio de Esportes. Na Volta Fria, ao lado da Pista Skate e atrás do Mercado Municipal também houve alagamento.

Também alagou parte da Avenida Januário Miraglia, nas proximidades do Correio e Prefeitura.

Além de invadir estabelecimentos comerciais, a chuva de hoje chegou a entrar em residências. No Britador e na Vila Fracalanza, cerca de 40 casas foram invadidas, mas não houve desabrigados, ou vítimas. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estão visitando as casas para avaliar se há necessidade de doação de alimentos, cobertores e roupas. Equipes da Vigilância também estão fornecendo produtos de limpeza.

Os deslizamentos aconteceram no Fracalanza (2), Britador (1) e na Lagoinha ( 1). Na Lagoinha foi a ocorrência mais grave, porque o deslizamento levou à queda de 10 árvores e uma delas atingiu uma residência. As equipes da Defesa Civil estão no local fazendo a remoção da árvore.

Em uma hora, choveu 62,8 mm. Portanto uma chuva mais forte que a de segunda-feira, quando o índice foi de 57,4mm. Com este índice, a cidade continua em Estado de Alerta, com um volume de chuva acumulada nos últimos três dias de 155,6mm.

Entre o Bairro Descansópolis e o Horto Florestal houve queda de barreiras. As equipes de Serviços Públicos estão no local para fazer a desobstrução da estrada.

O Plano de Contingência da Prefeitura continua em ação e o trabalho de limpeza já começou e será intensificado a partir de amanhã. A Prefeitura colocará nas ruas cerca de 30 homens, caminhões, retroescavadeiras e caminhões pipas para fazer a limpeza da cidade.

Previsão do Tempo e recomendações da Defesa Civil

Há previsão de chuvas com trovoadas para pelo menos mais três dias segundo weather.com e a defesa civil faz as seguintes recomendações:

17201337_1217929104950455_3569624445243212233_n– Para quem mora próximo a encostas e áreas com risco de deslizamento, a recomendação mais importante é ficar atento a qualquer movimentação no solo. Sejam rachaduras, grades ou postes se movendo ou água corrente com mais barro que o normal. Se algum destes itens for percebido, a recomendação é ligar imediatamente para a Defesa Civil no telefone 199 e sair de casa.

– Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

Fotos: Ricardo Gonçalves, Valeria Lugui e Rodrigo Gonçalves

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Redação do portal Guiacampos.com - Campos do Jordão na Internet