Coleta de material para exames será feita nos postinhos dos bairros

Desde o dia 9 de junho, as coletas de sangue para exames bioquímicos e de urina estão sendo feitas nos Postos de Saúde dos Bairros e não mais no São Camilo, ou no Hospital São Paulo. A iniciativa evita o deslocamento de cerca de 60 pacientes ao dia, para os hospitais, fazendo com que a coleta seja feita perto da casa do morador e também elimina a retirada de guia. Agora o paciente sai da consulta, com a data do exame pré-agendada.

“As mudanças visam facilitar o atendimento para os moradores dos bairros, agilizar o diagnóstico e evitar que o paciente fique andando de um lugar para outro. Com isso, também fortalecemos o vínculo com os médicos e enfermeiras que atendem nestes locais”, explica o prefeito Fred Guidoni.

A coleta foi distribuída pelas unidades e acontece diariamente (Veja os dias de coleta no seu bairro abaixo).

Para oferecer mais rapidez, o resultado do exame virá por e-mail em 48 horas. O paciente poderá retirar a cópia impressa no postinho, ou recebará o resultado através da agente comunitária de saúde.

A exceção fica por conta dos exames mais complexos, como dosagem de hormônio ou culturas, cuja análise demora dias para ser processada no laboratório. Ainda assim, o tempo não deve ser superior a 10 dias.

O mesmo sistema foi adotado para os resultados do exame preventivo para câncer de colo de útero, o Papanicolau. Antes o resultado chegava em 40 dias. Com o novo sistema, o resultado chegará em 10 dias o que facilitará o referenciamento em ginecologia.

Os pacientes que moram na Vila Cláudia, ou na Zona Rural, farão a coleta de exames no antigo Centro de Especialidades Médicas, ao lado do Pronto Socorro.

Rosalina da Silva Pena, 61 anos, artesã, Moradora da Zona Rural Bairro do Torto, Vila dos Onofres, aprovou a mudança. Ela fez hoje o seu exame no antigo Centro de Especialidades: “Foi muito ótimo, porque a gente mora longe. Antes, a gente tinha que vir na véspera, pra pegar a ficha e depois voltava no outro dia. Era muito complicado, agora ficou muito bom. Estou muito contente com isso.”

CONFIRA OS LOCAIS DE COLETA – SEMPRE ÀS 8 HORAS.

Segunda-feira : Abernéssia, Vila Santo Antônio, Santa Cruz e Vila Albertina
Terça-feira: Vila Britânia, Vila Sodipe, Recanto Feliz, Vila Nadir e Vila Suíça
Quarta-feira: Jardim Márcia, Monte Carlo e Antigo Centro de Especialidades, para os moradores da Zona Rural e Vila Cláudia
Quinta-feira: Vila Britânia, Vila Sodipe, Recanto Feliz, Vila Nadir e Vila Suíça
Sexta-feira: Abernéssia, Vila Santo Antônio, Santa Cruz e Vila Albertina

This post will expire on Thursday June 18th, 2015 – 1:21pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

Leave a Comment