Com investimento de R$ 85 milhões começam as obras que trarão gás natural para Campos do Jordão

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) dá inicio, no dia 25, às obras para a implantação da rede de distribuição de gás natural canalizado em Campos do Jordão. Para garantir a viabilidade do plano, a companhia vai operar com um “Projeto Estruturante”, que levará o gás natural a Campos do Jordão sem a necessidade de instalar um gasoduto interligando a rede existente em Taubaté a do município.

A Comgás estima implantar 31 quilômetros de redes no município. Somando a interligação, serão 86 km de rede e um investimento previsto de R$ 85 milhões.  As obras começam no início de agosto.

A vinda do gás natural canalizado para Campos do Jordão tornou-se realidade a partir da assinatura do protocolo de intenções entre a Prefeitura de Campos do Jordão e a Comgás, em abril do ano passado. O gás deve incentivar a criação de um eixo de desenvolvimento no município.

Para o prefeito Fred Guidoni, o projeto corrobora com o programa da Prefeitura de buscar um desenvolvimento sustentável e a criação de alternativas para a geração de emprego.

“O gás natural, além de mais barato tem vantagens ambientais. A instalação na cidade trará conforto, economia e cria alternativas para o desenvolvimento sustentável atraindo novos investimentos e gerando emprego e renda para a população. Esta parceria é muito importante para a cidade, pois inicia um novo ciclo de desenvolvimento em Campos do Jordão”.

O projeto também possibilitará que os munícipes residenciais, comerciais e do segmento industrial sejam atendidos com gás natural canalizado. O benefício da utilização do gás natural também estará disponível, também, aos postos de combustíveis, através do GNV (Gás Natural Veicular).

O atendimento ao município será realizado a partir de uma unidade de abastecimento, instalada próxima à entrada da cidade. A partir dela, a Companhia construirá a sua rede de distribuição, levando as tubulações de gás natural às residências, comércios, indústrias e postos de combustíveis.  O carregamento da unidade de abastecimento será feito por caminhões específicos. O gás natural será comprimido e transportado para Campos do Jordão, onde será descomprimido e distribuído aos clientes através da rede de distribuição.

Como será a implantação da rede

Para levar os benefícios do gás natural canalizado, a Comgás trabalhará em conformidade com as normas brasileiras e com a legislação do município de Campos do Jordão. Visando minimizar os transtornos, devido à realização das obras necessárias para instalação da rede de distribuição de gás, a Comgás utilizará o Método Não Destrutivo (MND). Com este método, a Companhia abre duas valas de aproximadamente 1m x 1m, a cada 100 metros de distância uma da outra onde, através de um equipamento de perfuração direcional horizontal, a tubulação de gás é instalada no subsolo. Com esse método de construção não há a necessidade de abrir valas contínuas em toda extensão da via por onde passará a rede de gás, minimizando os transtornos das obras para o trânsito e munícipes.

O Método Não-Destrutivo permite a instalação da tubulação de gás com redução significativa dos efeitos no entorno da obra, pois esse método construtivo reduz o impacto no trânsito local e diminui a geração de entulhos, incluindo asfalto, rachão e outros resíduos. A redução no tempo de execução da obra é outro fator que incentiva o uso do MND pela Comgás.

SERVIÇO:
Inaugurações em Campos do Jordão
Data: 25 de Julho de 2015
Horário: às 10 horas
LOCAL ÚNICO: Parque dos Cedros (Esquina das Ruas Manoel Pereira Alves e Maurílio Comóglio) Abernéssia- Campos do Jordão.

 

This post will expire on Saturday July 25th, 2015 – 4:31pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

COMMENTS

Leave a Comment