Contra o coronavírus, Prefeitura de Campos do Jordão anuncia medidas

A Prefeitura de Campos do Jordão anunciou na data de hoje as medidas a serem tomadas no município com objetivo de conter a epidemia da covid-19.

Entre as medidas, muito alinhadas com as medidas do governo do Estado, está a Suspensão das aulas da Rede Municipal de Ensino de forma gradativa, Suspensão de todos os eventos públicos e recomendação para a suspensão de eventos particulares e cultos religiosos, entre outros descritos abaixo.

Leia também:
6 atitudes que ajudam você a prevenir o contagio pelo coronavírus. A sexta é fundamental!
Restaurantes de Campos do Jordão tomam medidas especiais para prevenção da COVID-19

Confira abaixo a integra do boletim da Prefeitura de Campos do Jordão

Após reunião realizada na manhã desta segunda (16/3), entre o Prefeito Fred Guidoni e todos os secretários municipais,  foram definidas algumas ações para evitar a propagação do Coronavírus em Campos do Jordão. A cidade não conta com nenhum caso, porém, como é uma cidade fria, a sobrevida do vírus é maior.  Será editado um Decreto, no período da tarde desta segunda, com as seguintes determinações, que passam a valer a partir do dia 17 de Março de 2020, mas que podem ser revistas, a qualquer tempo:

✅ Suspensão das aulas da Rede Municipal de Ensino de forma gradativa, entre os dias 16 e 20 de março de 2020, e suspensão efetiva, a  partir de 23 de março de 2020.

✅A Prefeitura manterá nas escolas, a partir do dia 23, o serviço de merenda para os alunos que precisem. A Secretaria Municipal de Educação estuda a melhor forma de distribuição, para garantir a alimentação das crianças, em horários escalonados.

✅Suspensão de todos os eventos públicos e recomendação para a suspenção de eventos particulares e cultos religiosos. Todos os eventos privados que dependem de alvará da Prefeitura estão suspensos a partir desta segunda, 16. Com isso, em princípio, ficam cancelados a Caça aos Ovos, o Desfile de Aniversário da Cidade e a Festa do Pinhão, que serão reagendados oportunamente.

✅Todos os funcionários municipais, com mais de 60 anos, devem ficar em casa, sem prejuízo dos vencimentos. Cada secretaria determinará o tipo de trabalho que deverá ser executado em sistema de Home-Office.

✅ Criação de Comitê de Crise com as secretarias municipais da Prefeitura para combate à propagação do Coronavírus. Diariamente as medidas serão revistas, podendo ser alteradas a qualquer tempo e comunicadas nos canais de informação oficial da Prefeitura de Campos do Jordão.

✅Suspensão de atividades com Idosos promovidas pelo Fundo Social de Solidariedade, Secretaria Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social a partir do dia 17 de março de 2020. Isso implica no fechamento do Centro de Convivência do Idoso.

✅ Suspensão das atividades nas escolinhas de esportes, biblioteca, oficinas e cursos mantidos pela Prefeitura, a partir do dia 17 de março de 2020, que deverão ter seus equipamentos públicos fechados, como Biblioteca, Espaço Cultural Dr. Além, Ginásio de Esportes, etc.

✅Suspensão das férias dos Profissionais de Saúde, dos funcionários da Secretaria de Segurança Pública e de Secretários Municipais e Adjuntos, por pelo menos 60 dias. Quem estiver de férias deverá retornar ao trabalho imediatamente. Além do decreto, a Prefeitura está atuando com outras ações no combate à Covid-19 

✅Orientação às pessoas que tiverem com sintomas: tosse, febre, coriza, espirro e falta de ar para permanecer em suas residências e avisarem a Secretaria Municipal de Saúde imediatamente pelo telefone (12) 3800 0170, digitando após o atendimento telefônico o número 5.

✅Todas as equipes de saúde já foram treinadas. A orientação para a população é de que se houver sintomas de gripe que precisem de atendimento médico que procurem Unidade de Saúde, mais próxima de sua casa, evitando ir ao Pronto Socorro. Nestas condições, evitem usar transporte coletivo, taxi ou Uber.

✅A Prefeitura já recomendou que a empresa concessionária do transporte público faça a higienização dos ônibus de transporte público, pelo menos 4 vezes ao dia,  com álcool 70°.

✅A Prefeitura fará um comunicado especial aos hotéis, com medidas preventivas para hóspedes que apresentem sintomas e também estuda, na medida em que houver necessidade, se haverá a suspensão de ônibus e vans de turismo.

✅ Recomendação para pessoas idosas evitarem sair de suas residências, ou seja, sair somente em casos extremamente necessários.

✅ Recomendação aos estabelecimentos comerciais, industriais, prestadores de serviços e repartições públicas para que ampliem a higienização com álcool 70°, nas superfícies de materiais e equipamentos.

✅Recomendação para que tenha distância, no mínimo, de 1 (um) metro entre mesas em bares, lanchonetes, restaurantes e similares.

✅Ampla divulgação nos meios de comunicação oficiais e imprensa sobre o combate ao Covid-19. As medidas são por tempo indeterminado e a população deve acompanhar os canais oficiais para receber as atualizações quanto à situação e eventual normalização dos serviços públicos. As medidas adotadas estão em consonância com as decisões tomadas  pelo Governo do Estado de São Paulo e, seguem orientações das Secretarias Estaduais de Saúde e da Educação, e do Ministério da Saúde.

Este é um momento de união de todos os setores. A Prefeitura está atenta e conta com a colaboração de todos.

 

This post will expire on Friday March 20th, 2020 – 5:13pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.