Dicas para aprender a comprar o sapato certo

Se você é daquelas pessoas que adora ir ao shopping para comprar sapatos, damos abaixo dicas dos cuidados que você precisa tomar antes de ir à loja e do que você deve fazer antes de adquirir algum modelo.

Antes de mais nada, abra sua sapateira para confirmar o que precisa comprar desta vez. É um sapato para trabalhar? Um modelo para sair? Ou para as duas ocasiões? Caso você já saiba o medelo que precisa, veja as cores de suas roupas e que tom de calçado combinará com elas. Caso seja para usar no trabalho, use nude, azul-marinho ou preto, que nunca saem de moda.

Saber a altura do salto desejado também ajudará você a se orientar diante de uma vitrine com tantas opções. Para seguir a linha do conforto, um bico levemente arredondado ou quadrado é ótima compra. Caso prefira o de bico fino, lembre-se de comprar um número maior para não apertar os dedos.

Caso sua opção seja comprar sapatos no final do dia, quando o pé está mais inchado, compre sempre um número maior e se tiver a disponibilidade de fazer este tipo de compra pela manhã, assim que acordar, aproveite, pois o pé está fino e geralmente suporta uma numeração menor.

Lembre-se também de deixar as unhas dos dedos curtinhas, pois se elas estiverem compridas, encostarão no sapato, fazendo-a pensar que a numeração está menor e, vista uma roupa básica para ir à loja, como a calça jeans que usa sempre. Se o sapato ficar bom com ela, aumenta a chance de combiná-lo com mais peças.

Já na loja, a qualidade da peça é o primeiro item a ser testado! Você deve avaliar o material do calçado. Se quer um sapato que tenha maior durabilidade, invista um pouco mais de dinheiro, pois assim, a qualidade do material fará toda a diferença pois o couro sintético ou com um tecido com tratamento, é sempre a melhor opção.

O acabamento também é importante!  Pegue cada um dos pares e avalie se a costura foi bem feita. Este cuidado garante que o sapato não se desfaça em pouco tempo e resista tanto para ir ao trabalho quanto também para sair.

Verifique também a sola, dando preferência para as emborrachadas do que as feitas de plástico, pois elas têm maior durabilidade. E lembre-se: pasua segurança compre calçados de sola com um certo relevo ou texturas porque eles evitam quedas e escorregões.

Agora chegou a hora de experimentar os pares. Escolha ao menos três modelos, afinal, você não tem certeza de qual deseja levar, porque o segundo pode ser mais confortável do que o primeiro e assim por diante, afinal nossos pés não são iguais, você sabia?

Pois é! E pode ser uma pequena diferença no tamanho ou na altura do peito do pé, por isso, você deve colocar o par completo. Caso haja diferença, baseie-se no conforto do maior para escolher a numeração.

Durante o teste, você não deve sentir incômodo nenhum. Se notar o calcanhar roçando na parte de trás do calçado, peça outra numeração ou modelo, dessa forma, Você poderá optar pelo modelo que não aperta em nenhuma região.

E não esqueça! Para ser totalmente confortável o sapato não deve encostar diretamente na ponta do dedão! Procure sempre uma folga de alguns milímetros para não ficar largo demais, tampouco incômodo e, tenha paciência! O processo todo dentro da loja (desde a escolha até a compra) deve durar uns 40 minutos, no mínimo.

E ao final do processo, você levará o que mais te agradou e deixou seus pés o mais confortáveis possivel, afinal, você não quer deixar seu sapato guardado, certo?

This post will expire on Thursday July 9th, 2015 – 11:59pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Jornalista diplomada, Assessora de Imprensa e mantem o conteúdo sobre moda, saúde e beleza.

Leave a Comment