Diocese de Taubaté emite circular com orientações a fiéis da região acerca do coronavirus

A Diocese de Taubaté, região administrativa da igreja católica que abrange Campos do Jordão e mais 10 cidades da região, divulgou nesta sexta-feira (28) orientação aos membros da Igreja e fiéis sobre os procedimentos, tendo em vista a “disceminassão do coronavirus pelo mundo”.

Na circular figuram orientações como suprimir a Procissão do Ofertório, omitir a Saudação da Paz além de procedimentos para a distribuição da Eucaristia e Comunhão dos Enfermos, entre outras orientações gerais.

A circular assinada pelo Bispo Dom Wilson Luis Angotti Filho diz ainda “Promovamos todo cuidado que tenha por objetivo resguardar a saúde da população” e orienta o clero a divulgar aos fiéis sobre atitudes basicas que previnam o contagio.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

This post will expire on Friday March 6th, 2020 – 4:02pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.