Educadores da rede pública de Santo Antônio do Pinhal concluem formação do projeto Viajando na Leitura

Iniciativa da “Evoluir” visa incentivar a leitura entre os alunos de 6 a 12 anos, com sugestões de ações lúdicas e doação de livros às bibliotecas

Era uma vez uma ideia muito bacana: desenvolver atividades lúdicas para incentivar a prática da leitura e da escrita, principalmente para a criançada entre 6 e 12 anos que ainda estão desenvolvendo a escrita e leitura e ajudando ainda a equipar as bibliotecas públicas. Como nos mais populares contos de fadas, essa também é uma história com final feliz, mas saiu do papel para a vida real. 57 educadores de 4 escolas da rede pública e integrantes da Secretaria de Educação de Santo Antônio do Pinhal (SP) acabam de concluir a formação do projeto Viajando na Leitura, desenvolvido pela Evoluir, empresa híbrida de educação que atua com a produção de conteúdos e projetos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com apoio do Ministério do Turismo.

Foi um encontro online de três horas para duas turmas, realizados no último dia 19, mas como literatura é magia, nada de ficar sentado só assistindo. Dinâmicas de grupo e outras ações interativas deram vida aos conceitos da iniciativa. E para colocar tudo em prática na sala de aula, as instituições receberam 1.000 exemplares de três títulos da Editora Evoluir, “Chefinho na Cozinha”, “Rata Yoga” e “Carta para quem ainda virá”. Com visual colorido e divertido, as obras trazem como temas a alimentação saudável, promoção da saúde e saúde integral, e todas foram áudio descritas, para possibilitar o acesso dos pequenos leitores com deficiência visual.

“Essas oficinas de incentivo à leitura que ministramos para os educadores e gestores teve como principal objetivo promover uma sensibilização sobre os conceitos do projeto, abrangendo reflexões sobre a importância de criar o hábito da leitura desde cedo, mas também envolveu diálogo, troca e orientações práticas de como aproveitar melhor os livros para conquistar a garotada para esse mundo tão fascinante”, destaca a facilitadora dos encontros, Thayame Porto, artista da palavra, professora e pesquisadora do Letramento Literário como Mestre pela UNIFESP.

Thayame acrescenta que, para reforçar as vivências sobre mediação de leitura, contação de histórias e a habilidade de possibilitar a formação leitora, os participantes foram convidados a realizar atividades diferenciadas nas oficinas. “Fizemos uma prática de mediação de leitura como livro ‘Rata Yoga’, formamos grupos de conversa para debater os critérios para a seleção e compra de livros para a biblioteca de escola, falamos das metodologias que podem ser desenvolvidas para incentivar a leitura entre os alunos e assistimos à contação de história do livro “Carta para quem ainda vai nascer””, enumera a artista. “Finalizamos com dicas de como preparar os ambientes para a leitura e espaço para dúvidas, foram encontros muito produtivos, com alto nível de interesse e participação dos professores e gestores, o que é muito gratificante”.

Para a Coordenadora Pedagógica Geral da SME de Santo Antônio do Pinhal, Sônya Guimarães, a iniciativa chegou como um presente ao município.“Bastante interessante a proposta equipe da Evoluir. Tudo foi feito com muita atenção chegando como um belo presente para o município. Durante a oficina, foram desafios, considerações criando sempre espaço para o protagonismo dos professores, que partilhando suas práticas, criaram trilhas de possibilidades com projetos, temas, contações de história…além do próprio modo de realizar oficinas online. Nosso município está sempre à procura de bons parceiros, especialmente em tudo o que se refere às competências leitoras e todas as possibilidades que são capazes de gerar na vida de nossos estudantes, professores, gestores e toda a comunidade escolar. É preciso que essas novas forças cheguem, pois só assim conseguiremos chegar mais perto das tantas soluções e superações que estão diante desse pequeno, mas não menos encantador município. Só temos a agradecer. Que venham mais parcerias conosco!”, conta a coordenadora. “A leitura propicia uma viagem para o mundo da imaginação, da sensibilidade,da criatividade e da cidadania. A oficina propiciou esse despertar crítico do valor da leitura na realidade atual, algo a ser trabalhado continuamente. Sou contadora de história, escrevo também e leio muito. Me posiciono na realidade que convivo, defendendo a habilidade leitora e a riqueza da literatura, algo tão desvalorizado na realidade atual. Parabéns a equipe”, conta a professora participante do projeto Maria Eliane Venâncio.

Sobre o Viajando na Leitura

Viajando na Leitura é um projeto desenvolvido pela Evoluir para incentivar a prática da leitura e da escrita, especialmente entre as crianças com pouco acesso aos livros. A ideia é despertar de um jeito criativo e lúdico a curiosidade dos pequenos pelo mundo mágico da literatura, fazendo com que adquiram esse saudável – e divertido – hábito desde cedo. As atividades abrangem oficinas de formação para os educadores e a disponibilização de três títulos da Editora Evoluir adequados à idade, capacidade de leitura e compreensão das turminhas beneficiadas, todos com áudio descrição para incluir os participantes com deficiências visuais.

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa híbrida de educação que atua com a produção de conteúdos e projetos com o objetivo de promover impacto social. Com mais de 20 anos de experiência, é especialista no desenho e execução de projetos em educação, cultura e meio ambiente. Assessora organizações públicas e privadas nos seus investimentos sociais e de forma segura e eficiente. Atua em todas as regiões do Brasil por meio de investimento direto, editais e leis de incentivo nos âmbitos federal, estadual e municipal. Conta com quatro áreas de negócios – Programas Educacionais, Educação Integral e Liderança, Eventos Culturais e a Editora Evoluir – que já beneficiaram mais de 500 mil pessoas por meio de parcerias com o poder público e iniciativa privada.
Saiba mais: www.evoluir.com.br

This post will expire on Wednesday December 2nd, 2020 – 10:26am.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários