Faltava o queijo! Mas agora Campos do Jordão já tem o seu!

Campos do Jordão é a Suíça do Brasil. As semelhanças são bem evidentes: a montanha, o frio, a arquitetura, a gastronomia, o chocolate, entre outras evidências. Faltava o queijo!

Uma família tradicional portuguesa, que se dedica há vários anos a fabricação de queijo em Portugal e que agora, de mãos dadas com empresários, entidades e líderes de opinião de Campos do Jordão torna realidade um sonho. Campos do Jordão já tem seu queijo!

O Queijo da Serra da Estrela, assim designado quando é produzido dentro da Região Protegida (DOP), é o mais antigo de todos os queijos portugueses, obtido a partir do leite cru de ovelha da raça Bordaleira da Serra da Estrela ou Churra Mondegueira, sendo reconhecido internacionalmente pelas suas características organolépticas.

Foi a vontade dar continuidade ao projeto da família em Campos de Jordão com um queijo de pasta cremosa, muito parecido com o queijo da Serra da Estrela. Não é feito com leite de ovelha, nem tão pouco é o queijo da Serra da Estrela. É simplesmente o “Queijo do Jordão”, igualmente cremoso, mas fabricado com leite de vaca Jersey, devido às características fisico-químicas deste tipo de leite.

Deve ser consumido a uma temperatura superior a 25 °C. A parte superior do queijo (tampa) deve ser retirada cuidadosamente e depois, com auxílio de uma espátula, passado no pão ou torrada.

Nos meses de maior frio, pode ser usado como fondue. Neste caso, o queijo deve ser colocado numa cumbuca de barro, retirar a tampa, fazer dois cortes em cruz profundos, adicionar o vinho branco seco e levar ao forno a 180°C durante 20 minutos. Seguramente uma das melhores delícias dos Alpes, agora também em Campos do Jordão.

Pode ser usado também como aperitivo em almoços ou jantares mais requintados ou em sobremesas deliciosas acompanhado com geleias ou compotas silvestres de sabor mais agridoce.

This post will expire on Tuesday December 3rd, 2019 – 4:51pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Redação do portal Guiacampos.com - Campos do Jordão na Internet

COMMENTS

Comments are closed.