Festival da lã agita a pré temporada de Campos do Jordão

Em seu segundo ano, o Woolfest pretende ampliar a participação popular, além de oferecer novos eventos culturais e temáticos

Após um ano de atividades, o Woolfest Campos do Jordão chega a sua segunda edição com novas atrações e apoiadores. Com uma decoração exclusiva, além de shows e oficinas, o evento acontece em dois finais de semana 11 e 12, além de 18 e 19 de junho, na praça da Vila Capivari, apartir das10h.

Aquecendo a Serra da Mantiqueira para a temporada de inverno, o festival espera receber milhares de pessoas durante os quatro dias de evento. Fazendo parte do novo calendário de turismo, instituído pela prefeitura, os idealizadores criaram um projeto que busca contribuir efetivamente para a diminuição da desigualdade em Campos do Jordão, por meio da arte manual do tricô e do crochê.

Os organizadores do Festival da Lã acreditam que a segunda edição vai criar um espaço para um mercado adormecido no município, que possui grande potencial de crescimento. “Não estamos apenas incluindo mais um evento no calendário oficial da cidade, queremos reinventar a tradicional indústria da malha e gerar renda para quem não consegue emprego mas quer trabalhar”, diz Wagner Rosa, idealizador do festival. “Estamos criando um mercado de lã natural e,ao mesmo, um mercado de agroturismo a partir dessa atividade.”

A lã e Campos do Jordão

Possuindo uma história especial com a lã, a cidade foi uma referência nacional desde a vinda do italiano Giovanni Zoffoli para o Brasil. Em 1957, com a criação da Malharia Italiana, o local se tornou o ponto de partida para que uma forte indústria começasse a surgir no município. Foram dezenas de lojas e fábricas, um lucrativo mercado que chegou até as passarelas e desfiles do famoso estilista Dener Pamplona, mas teve seu declínio com o crescimento das grandes fábricas têxteis em outras regiões, nos anos 1990.

O Woolfest é uma iniciativa de empresários motivados a mudar o futuro da cidade, que pretendem resgatar o tradicional mercado da lã. “Não queremos reinventar a roda, apenas observamos as cooperativas em outras regiões que envolvem as comunidades locais no mercado turístico e pensamos porque não investir em nossas pessoas, em nossas tradições e criar algo similar aqui em Campos”, detalha Juliana Muller, coordenadora do Woolfest 2016.

Destaques do Woolfest!

Na programação do evento deste ano, um dos destaques é exposição de ovelhas, que acontece durante todos os dias do festival. A tradicional feirinha de produtos exclusivos em lã acontece, também em todos os dias, das 10h às 19h e a exposição de ovelhas das 10h às 16h. Além de shows e oficinas, o Woolfest conta com uma decoração temática especial em lã, além de tendas de entidades e artesãs do município como “Mãostiqueiras”, “Mãos Solidárias”, entre outras.

IMG_2Neste ano, além da programação musical, haverá oficinas e palestras com professores de artes manuais como tricot e crochê, promovidos por um parceiro do evento, a fabricante de fios de lã Circulo, no espaço Vivo, em frente a praça São Benedito, na Vila Capivari. Outra importante novidade é a presença de um enorme tear desenvolvido pelo escritório britânico de design Superblue, inspirado nos teares infantis chamados “rabo de gato”, no qual os visitantes poderão tecer uma peça gigante durante os dias do Woolfest.

“É um evento que vai na contramão de outros festivais. Além de valorizar a mão-de-obra local, ele mostra ao visitante o que a cidade pode produzir de diferente, um artesanal que ele não vai encontrar em lugar nenhum”, disse Luis Fernando Peretti, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Com apoio de empresários, do Conselho Municipal de Turismo, do Fundo Municipal de Turismo e da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Turismo, o evento quer colocar Campos do Jordão novamente no mapa da lã, agora com seus produtos artesanais e exclusivos. “Nosso trabalho não está sendo feito para dar frutos hoje ou amanhã, estamos plantando sementes que possam ser regadas pela própria comunidade e que poderão dar grandes frutos em cinco ou dez anos”, afirma José Carlos de Carvalho, Secretario Municipal de Turismo.

Programação do Woolfest

11/06 (sábado)
10h até 16h – Exposição de ovelhas
10h até 19h – Funcionamento das tendas de produtos artesanais
10h até 19h – Exposição de imagens em lã
11h30 – Oficina Círculo com Claudia Maria, especialista em crochê e tricô
15h – Oficina Círculo com Claudia Maria, especialista em crochê e tricô
15h – Show com Felipe Ribeiro (Pop e Rock Internacional)
17h30 – Show da banda “The Sixties”(Rock 50/60/70)

IMG_312/06 (domingo)
10h até 16h – Exposição de ovelhas
10h até 19h – Funcionamento das tendas de produtos artesanais
10h até 19h – Exposição de imagens em lã
11h – Oficina Círculo com Claudia Maria, especialista em crochê e tricô
12h – Show com Benildo (Música Popular)
13h30 – Show com Thiago Aguiar (MPB e Samba)

18/06 (sábado)
10h até 16h – Exposição de ovelhas
10h até 19h – Funcionamento das tendas de produtos artesanais
10h até 19h – Exposição de imagens em lã
11h30 – Oficina Círculo com professor de tricô e crochê Mateus Moraes
13h – Show com a pianista Luanda Piassa
15h – Oficina Círculo com professor de tricô e crochê Mateus Moraes
15h30 – Show da banda “Loo Felix” (Cover Legião Urbana)
17h30 – Show da banda “Lia e Trio” (MPB)

19/06 (domingo)
10h até 16h – Exposição de ovelhas
10h até 19h – Funcionamento das tendas de produtos artesanais
10h até 19h – Exposição de imagens em lã
11h – Oficina Círculo com professor de tricô e crochê Mateus Moraes
11h – Show da banda “Lítera” (Rock)
13h30 – Show com Felipe Ribeiro (música POP)

Local:
Rua Engenheiro Diogo José de Carvalho
Praça São Benedito (Praça do Capivari)
Vila Capivari – Campos do Jordão

 

This post will expire on Sunday June 19th, 2016 – 12:30am.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.