Horários especiais podem expor idosos a risco em supermercados!

Na contramão da orientação dos órgãos de saúde, decreto cria horário especial em supermercado para quem devia ficar em casa! Se você tem um idoso em casa e o ama, não deixe ir ao supermercado!

A orientação do Governo do Estado de São Paulo é explicita com relação ao comportamento de idosos durante a crise do coronavírus: Não saiam de casa. O próprio governador João Doria, em entrevistas coletivas à imprensa, tem sido enfático neste sentido. Mas na contramão da orientação, o decreto editado em Campos do Jordão no dia 19 de março (Decreto de Situação de Emergência n° 8.106, de 19 de março de 2020) facilita a ida de idosos aos supermercados, prevendo a criação de horários especiais de funcionamento para os idosos. Um contrassenso, já que o vírus pode sobreviver por horas e até dias nas prateleiras e contaminar um idoso que inocentemente, toque em um produto.

Vírus sobrevive por dias em superfícies plásticas, diz estudo!

Estudo publicado na terça-feira (17) na revista científica “New England Journal of Medicine” afirma que o coronavírus responsável pela doença Covid-19 consegue sobreviver até 3 dias em algumas superfícies, como plástico ou aço.

Peça ajuda a uma pessoa fora do grupo de risco! Vamos ajudar os idosos que moram sozinhos!

A orientação correta é que idosos devem pedir ajuda para pessoas fora do grupo de risco, exatamente o que o governador sugeriu nas entrevistas coletivas,  para atividades fora do lar. Pode ser para um parente, para um vizinho ou um amigo ou até assistente social, mas idosos não devem ir a supermercados.

—————————————

Enviamos mensagens aos 2 maiores supermercados de Campos do Jordão, bem como as Assessorias de Comunicação da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão e do Governo do Estado de São Paulo.

Publicaremos a resposta nesta mesma pagina assim que forem disponibilizadas.

—————————————

Governo do Estado de São Paulo

Através de mensagem eletrônica a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo informou que não tem orientação sobre essa questão. Diz ainda que mercados são serviços essenciais e devem permanecer abertos.

 

Mercadinho Piratininga

Por telefone, o Mercadinho Piratininga informou que segue determinação da Vigilância Sanitária do Município, mas que orientam os idosos a ficarem em casa.

 

Leia também: Em isolamento, idosos ligam para PRF e pedem ajuda para fazer supermercado. e 6 atitudes que ajudam você a prevenir o contagio pelo coronavírus. A sexta é fundamental!

 

This post will expire on Tuesday April 28th, 2020 – 11:23am.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.