Janeiro é mês de Campos do Jordão! Seis boas razões para ajustar a rota sentido Mantiqueira

Na foto: Hotel Vila Inglesa, um dos mais tradicionais de Campos do Jordão

Se o assunto é férias, impossível não pensar em Campos do Jordão. As belezas naturais são o principal atrativo, que ganham novas cores e nuances a cada estação. Essa mudança da paisagem é a prova mais fiel de que na serra da Mantiqueira o meio ambiente é preservado.

Mas é em janeiro que a estância quebra a sazonalidade do inverno e se destaca também como um dos principais destinos turísticos do verão. Nas próximas linhas você vai conhecer seis boas razões para ajustar a rota na hora de pegar a estrada e trocar o mar pela montanha magnífica.

1- Campos do Jordão – Clima sem igual de janeiro a janeiro!

Com o melhor clima do mundo segundo o Congresso Internacional de Climatologia, realizado em Paris, em 1957, Campos do Jordão mantém temperaturas amenas o ano inteiro. Mesmo na estação mais quente, quando durante o dia os termômetros chegam a 30 graus, a sensação térmica permanece agradável.

O frescor na mais alta cidade do Brasil é permanente. À noite dá até para sentir frio. Sim! É comum durante as madrugadas a temperatura cair a menos de 10 graus. Por isso, não deixe de trazer agasalhos na bagagem.

2- Férias sem estresse

No verão todos os caminhos levam ao litoral. Junto com os turistas também vão os problemas das cidades grandes. A começar pelo trânsito caótico de todo dia que pega carona com os motoristas. Ainda no caminho ninguém escapa da fila indiana na descida da serra do mar. E depois de enfrentar os congestionamentos, na praia continua a dificuldade para estacionar, sem falar nas filas para tudo, até para comprar pão. Quem consegue relaxar assim?

Em Campos do Jordão, o mês de janeiro é marcado pela calmaria. Não há aquele assédio da alta temporada. Sobram vagas no entorno de vila Capivari e os estacionamentos particulares baixam os preços. Os restaurantes ficam sem fila de espera e a rede hoteleira oferece a mesma qualidade por preços bem mais em conta. Em alguns estabelecimentos, os descontos durante a semana podem chegar à metade do preço normal. É a oportunidade de conhecer, por exemplo, o sofisticado Hotel Toriba e as luxuosas suítes do Chateau La Villette. Ao todo a cidade conta com mais de 14 mil leitos distribuídos em 240 hotéis e pousadas.

3- Roteiro gastronômico inigualável

Em Capivari, a música ao vivo nos bares e restaurantes embala os turistas que caminham pelo calçadão. E nesta rota obrigatória de quem visita a cidade está um dos mais completos roteiros gastronômicos. É possível visitar as principais cozinhas do mundo atravessando ruas, cruzando quarteirões.

Torta vermelha hotel toriba

Pratos clássicos e contemporâneos dos cinco continentes podem ser provados sem precisar de passaporte. Uma viagem culinária cujo embarque acontece no almoço e também no jantar. E o melhor! Como já foi dito lá no início deste texto, durante as férias de janeiro você não perde tempo esperando por uma mesa. Demora, mesmo, só para escolher qual delícia experimentar diante de tantas opções do cardápio.

4- Paraíso das cervejas especiais

A serra da Mantiqueira é uma região privilegiada que oferece muito mais do que belas paisagens. Entre as montanhas magníficas existem microcervejarias que produzem bebidas únicas e igualmente especiais. Essas pequenas fábricas foram incluídas na Rota Cervejeira do Estado de São Paulo. Em Santo Antônio do Pinhal são seis marcas.

Já na famosa “Suíça Brasileira” além da Baden, pioneira nesse segmento, existem também a Caras de Malte, a Gard e a cerveja Campos do Jordão. Durante o verão saborear cada um desses rótulos torna-se ainda mais irresistível. Quem prova nunca mais esquece do sabor. O cuidado com a matéria prima criteriosamente selecionada é um dos diferenciais. Também não são usados conservantes ou produtos químicos, o que garante a qualidade das cervejas.

5- Trilhas na Mantiqueira

Desde 2018 que o programa Aventoriba proporciona aos turistas a experiência de ficar em contato direto com a natureza exuberante da serra da Mantiqueira. São mais de 10 trilhas entre florestas de Araucárias, Manacás, Pinhos Bravos entre outras espécies nativas da mata Atlântica.

Uma equipe de guias experientes conduz os participantes durante as expedições feitas no complexo da Pedra do Baú e, principalmente, dentro do Horto Florestal. Durante as férias novos percursos são criados, como por exemplo a trilha da Estrada de Ferro. O grupo caminha pelas margens dos trilhos da centenária ferrovia, a mais alta do Brasil, desde o hotel Toriba até Santo Antônio do Pinhal. Os passeios terminam sempre com um banquete em restaurantes parceiros. E vale ressaltar que o almoço já é incluído no preço da aventura.

6 – Lazer e adrenalina na medida certa

Quem pretende ter férias radicais vai encontrar muita adrenalina em Campos do Jordão. No Tarundu é possível curtir a natureza sentindo fortes emoções! O centro de lazer e entretenimento conta com mais de 33 atrações ao ar livre, todas emolduradas pelas mais belas paisagens da Mantiqueira. Afinal, o complexo fica a 1700 metros de altitude.

As atividades são para adultos e crianças. Uma das mais procuradas é o Tubo Insano, nome dado a um escorregador gigante. Tem também a Boia Cross que desliza cerca de 100 metros morro abaixo. Mas nada tão emocionante quanto a Orbit Ball, uma bola inflável que desce uma ladeira com até duas pessoas dentro. A experiência, literalmente, é a de ver o mundo de ponta cabeça!

Há ainda um circuito de arvorismo com tirolesas entre as Araucárias. Os cabos de aço foram instalados a 50 metros de altura. E se preferir conhecer a cidade de outro ângulo, o Tarundu também oferece passeios de balão.

Estes são apenas alguns motivos para você passar as férias em Campos do Jordão. Aproveite os dias de folga, suba a serra, respire ar puro, gaste energia apenas nos passeios pela cidade e descubra com a sua família por que janeiro é o mês ideal para visitar a “Suíça brasileira”.

This post will expire on Friday January 31st, 2020 – 6:50pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Jornalista. Um incansável contador de histórias!

COMMENTS

Comments are closed.