João Carreño – Um jovem talento jordanense em ascendência na área de produção cultural

João Carreño - Jovem jordaneses agora mora em Belho Horizonte e está em ascendência na área cultural
João Carreño – Jovem jordanense agora mora em Belo Horizonte e está em ascendência na área cultural

Ele nasceu em Campos do Jordão em 1989, estudou música no Projeto Guri e no conservatório Maestro Fêgo Camargo em Taubaté. Foi violoncelista na Orquestra Campos Filarmônica, trabalhou em ações culturais na AMECampos – Assoc. dos Amigos de Campos do Jordão e foi professor na Faculdade da Terceira Idade da UNIVAP.

Agora, morando em Belo Horizonte, João Carreño cursa o bacharelado em composição na UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, dividindo seu tempo entre os estudos e a sua carreira através de atividades como produtor cultural e compositor.

Anualmente o jovem tem estreado obras. Sua produção se concentra na música de câmara com destaque para as relações entre literatura e música, gênero e sexualidade. Dentre os escritores que já musicou estão: Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Jean Genet, Oscar Wilde, além de poemas próprios.

Quando mudou-se para Belo Horizonte, João encontrou uma cena artística efervescente e logo se envolveu em projetos diversos na área da produção. Trabalhou então em produções independentes, recitais de diversos músicos, montagens de óperas, mostras, festivais de música antiga entre outros.

Hoje é produtor cultural do Ars Nova – Coral da UFMG, um dos grupos corais mais premiados e importantes do país, com mais de 50 anos e vários prêmios nacionais e internacionais. Também é produtor e violoncelista da Orquestra Multiplayer, grupo pioneiro que dedica-se a interpretação de trilhas de jogos e animações fundado em 2014. Em 2015 produziu 15 concertos entre solos, corais, festivais e mostras dentro e fora de Belo Horizonte.

Para o ano de 2016 projetos dos mais diversos como instalações multimédia, turnês e gravações de obras contemporâneas estão na agenda, além de alguns projetos pessoais e outros conjuntos.

João Carreño é um exemplo verdadeiro de que mesmo com as dificuldades e pouco investimento que há em cultura é possível com muito trabalho, estudo e perseverança galgar posições e subir na carreira rumo ao sucesso!

 

Com a equipe da AMECampos e o Pianista Polonês Michal Szymanowski. João trabalhou na ONG na produção de recitais e eventos culturais.
João Carreño, segundo da direita pra esquerda, com a equipe da AMECampos e o Pianista Polonês Michal Szymanowski (Centro). João atuou na ONG jordanense com  produção de recitais e eventos culturais de qualidade.

This post will expire on Thursday November 12th, 2015 – 11:24pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.