Livro com cem receitas com pinhão é disponibilizado on-line

Amantes da culinária e do pinhão podem comemorar: a Embrapa Florestas acaba de disponibilizar para download gratuito o livro “O Pinhão na Culinária”. A publicação traz cem receitas doces e salgadas com esta iguaria típica do Sul do país e regiões altas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minhas Gerais.

O pinhão é a semente da araucária e é cada vez mais procurado não só pelo sabor mas também pelo seu valor nutricional, pois é considerado um alimento funcional: não tem glúten, é rico em fibras alimentares, apresenta baixo teor lipídico, mas contém Ômega 6 e 9, tem proteína de alta qualidade, é rico em amido resistente e possui minerais como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e baixo teor de sódio.

É um alimento versátil, que pode ser incorporado inteiro ou em pedaços aos pratos mas também triturado, sendo efetivamente misturado à receita.

Editado em 2014, pela Embrapa Florestas (PR), o livro era encontrado somente em versão impressa. O trabalho de produção do livro envolveu ciência e prática culinária, com criação e teste de cada uma das receitas e também o valor calórico de cada uma. O livro tem como autoras as pesquisadoras Rossana Catie Bueno de Godoy e Cristiane Helm, da Embrapa Florestas, as nutricionistas Maria de Fátima de Oliveira Negre e Geisa Liandra de Andrade de Siqueira, que então pertenciam ao quadro da Escola Estadual Júlia Wanderley, de Curitiba (PR), e a técnica em nutrição e dietética, Lídia Maria Mendes, da mesma instituição de ensino. A diagramação da obra contou com a parceria do Centro Universitário UniBrasil.

A disponibilização do livro para download gratuito faz parte da “Iniciativa Araucária”, um conjunto de ações de articulação e mobilização para pesquisas, transferência de tecnologia e divulgação da Araucaria angustifolia, organizada pela Embrapa Florestas.

Leia também: Dicas de como escolher pinhão de qualidade.

Pudim de pinhão

por Gabriela Carvalho

Tempo de preparo
1 hora

Preparo
Fácil

Ingredientes
25 unidades de pinhões
8 unidades de ovos
900 ml de leite condensado
500 ml de leite
1 xícara de açúcar

Modo de preparo

Cozinhe os pinhões em água. Quando cozidos, descasque-os e divida-os ao meio. Separe metade dos pinhões para usar na massa. Forre a forma de pudim com a outra metade dos pinhões. Derreta o açúcar em uma panela e jogue a calda por cima deles. Deixe esfriar. Em um liquidificador, bata os o restante dos pinhões, os ovos, o leite condensado e o leite. Coloque a mistura por cima dos pinhões e da calda, e coloque para assar em forno pré-aquecido a 170ºC por cerca de 30 minutos. Depois, desenforme o pudim e sirva-o.”

This post will expire on Tuesday July 21st, 2020 – 6:08pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Redação do portal Guiacampos.com - Campos do Jordão na Internet