Livro “Patrimônio Natural Privado do Brasil” será lançado no Hotel Toriba

No dia 17 de setembro, sábado, das 16h as 19h, o Hotel Toriba, em Campos do Jordão, será palco do lançamento do livro “Patrimônio Natural Privado no Brasil”.

Pulicação em forma de ‘livro de arte’, organizada por João Meirelles Filho e Clovis Ricardo Schrappe Borges, repleta de conteúdo pluriautoral e com 126 imagens e mapas de diversas fontes, “Patrimônio Natural Privado no Brasil” congrega o conhecimento de diferentes especialistas em ciências naturais e sustentabilidade.

O resultado é um quadro inspirador, que ilumina o papel crescente de iniciativas privadas (individuais, familiares, empresariais e de organizações sem fins lucrativos) para a conservação de um dos maiores bens do Brasil – o patrimônio natural.

O caminho da conservação – Dividido por bioma – os seis biomas continentais brasileiros, Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampas, e ainda os biomas Marinhos e Costeiros –, o livro levanta questões pertinentes ao tema e divulga exemplos notáveis de iniciativas privadas que merecem destaque, o que, espera-se, venha a incentivar outros proprietários pelo País a seguir o caminho da conservação.

Vale lembrar que, legalmente, todos os proprietários de terras no Brasil devem respeitar as imposições do Código Florestal. Apesar disso, muitos nem chegam a a cumprir minimamente as normas vigentes.

Por outro lado, há uma categoria de proprietários que vão além, ultrapassam a linha do dever e ampliam as iniciativas de conservação da natureza. Transformam boa parte ou mesmo a totalidade de suas propriedades em reserva natural, como reserva legal (RL) ampliada ou na mais alta categoria de área protegida privada, a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), em âmbito municipal, estadual e federal.

O Hotel Toriba, proprietário de um bem cuidado e vasto fragmento de Mata Atlântica, na variedade Floresta Tropical de Altitude, é mencionado no livro, e mostrado em duas belas fotos. A menção se dá justamente pelo notável trabalho de conservação ambiental de sua área,quase dois milhões de metros quadrados de floresta virgem, com milhares de araucárias, bromélias e todas as demais espécies próprias desse bioma, além da vasta fauna local.

O evento de lançamento no Toriba – O lançamento de“Patrimônio Natural Privado no Brasil” acontece na Sala da Lareira do Hotel Toriba, no sábado, 17 de Setembro, a partir das 16 horas.

O livro estará à venda durante o evento de lançamento, ao preço de R$ 149,00.

Ronaldo Graça Couto, da Metalivros, diretor editorial do projeto, autor de um dos textos e de várias das fotos publicadas no livro, estará presente autografando os exemplares comprados.

Será servido aos presentes um “vin d’honneur”. O pianista Antonio Barker estará apresentando seu habitual recital de música clássica.

Celebrando o lançamento, todos os presentes receberão do Toriba uma muda de araucária. Aliás, vale acrescentar que quatro dias depois, em 21 de Setembro, é comemorado no Brasil o Dia da Árvore.

Group-fundingO livro “Patrimônio Natural Privado no Brasil”, publicado pelaMetalivros, foi viabilizado por um sistema de group-funding (financiamento de grupo).

Vinte cotas de apoio foram adquiridas, recebendo cada cotista 100 exemplares em contrapartida. Mais 1.000 exemplares serão vendidos nas livrarias e na rede.

O livro teve também apoio do Instituto Peabiru e da SPVSSociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental.

Serviço O Hotel Toriba fica na Avenida Ernesto Diederichsen 2962, Campos do Jordão, tels. (12) 3668-5000 e 0800-178179.

This post will expire on Saturday September 17th, 2016 – 10:00pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Jornalista diplomada, Assessora de Imprensa e mantem o conteúdo sobre moda, saúde e beleza.