Mantiqueira ingressa com potencial no mercado do Azeite Extra Virgem

Em São Bento do Sapucaí, cidade vizinha a Campos do Jordão, o Azeite Oliq já da seus “primeiros passos” em direção ao reconhecimento como azeite extra virgem de qualidade.

Fundadores da Oliq (Foto: Arquivo Pessoal)
Fundadores da Oliq (Foto: Arquivo Pessoal)

Fruto do espírito empreendedor de Vera Masagão Ribeiro e seu marido Antônio Gomes Batista, da Fazenda Bugre e Cristina Vicentin, da fazenda São José do Coimbra, formaram o núcleo de produtores rurais que se dedica à olivicultura e investe em maquinário.

Minas Gerais e o Rio Grande do Sul já se posicionam de forma mais concreta nesse mercado mas a Serra da Mantiqueira tem história com o Azeite, é o que conta o Edmundo Ferreira da Rocha no site Campos do Jordão Cultura relatando registros do historiador Pedro Paulo Filho.

Antonio de Oliveira Pires, português de nascimento e jordanense por adoção, que chegou às nossas terras no ano de 1936 para tratamento de saúde. Natural de Leiria, Pires foi pioneiro em nossa cidade inaugurando, no mesmo ano, primeira linha de transporte urbano, ligando as Vilas Abernéssia, Jaguaribe e Capivari, denominada Viação Campos do Jordão.

Em 1951 vendeu sua linha de ônibus para a empresa Pássaro Marrom, e passou a se dedicar ao cultivo de azeitonas para fabricar o primeiro azeite nacional, “tendo sido bem sucedido e provocado grande repercussão em São Paulo”.

Segundo o historiador, “em oito de abril de 1959, o engenheiro Irineu Gonçalves da Silva, do Departamento de Produção Vegetal, da Secretaria de Agricultura, convidou as autoridades municipais para a inauguração do Lagar de fabricação de azeite de oliva, instalado na Pousada da Serra, enfatizando o pioneirismo da olivicultura industrial no Brasil”

“Dois dias depois, o jornal O Estado de São Paulo, sob o título ‘Primeira fábrica de Óleo de Oliva’, noticiava a inauguração da destilaria que, embora pequena, resultava do pioneirismo de seu proprietário, em atividade ainda completamente inédita no Brasil.”

A audaciosa intenção para 2015 é saltar de 400 litros produzidos no ano passado, para 15 mil litros, e no mínimo quadruplicar o faturamento.

 

 

This post will expire on Sunday April 5th, 2015 – 4:21pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

Leave a Comment