Morre aos 85 anos Paulo Antenor de Souza popular “Viola” grande esportista do passado

Fotos: Acervo Fotográfico – JG Esportes.
José Gonçalves – Colunista Esportivo.

Faleceu na madrugada desta terça-feira (29) em Taubaté – SP o grande esportista do passado Paulo Antenor de Souza (85). O popular “Viola” deixa a esposa Áurea Cavalcanti, os filhos Paulo Antenor de Souza Junior e Ana Paula Cavalcanti e ainda as irmãs Izolina Aparecida de Souza e Maria Helena Cavandoli, essa ultima residente em Americana – SP. Paulo “Viola” era ainda irmão de José Benedito da Silva, popular “Zé do Antenor” e Cornélio Luis Queiroz Filho popular “Corintiano”, ambos já falecidos.

Nasceu em 21 de novembro de 1931, filho de Antenor de Souza e de Silvina Ribeiro de Souza.

NO ESPORTE – pertencente a uma tradicional família de esportistas de Campos do Jordão, cujos irmãos José Benedito da Silva, Cornélio Luiz Queiroz Filho e Izolina Aparecida de Souza também se destacaram no esporte jordanense, “Viola”, ultimamente, mesmo estando com a saúde debilitada, ainda se dedicava à vida social esportiva, participando de eventos e jogos como integrante da Terceira Idade e foi sem dúvida um dos grandes esportistas de nossa cidade.

Iniciou sua carreira esportiva aos 12 anos praticando futebol por um clube que tinha sede no Bairro do Recanto Feliz, o antigo Abissínia Futebol Clube, ingressando posteriormente, na categoria juvenil no Campos do Jordão Futebol Clube à convite do grande amigo da família, Miro Biagioni, onde permaneceu por algumas décadas, praticando quase todas as modalidades, se destacando no futebol, atletismo, corrida pedestre, voleibol, futebol de salão e tênis de mesa, conquistando vários títulos, sendo o mais importante o de bi campeão, visto ter sido o Campos do Jordão Futebol Clube o primeiro a conquistar esse título no futebol jordanense.

Defendeu também a Seleção de nossa cidade por muitos anos, mas, o que ele um dia confidenciou, com muito orgulho a este colunista, foi o fato de haver enfrentado a equipe do São Paulo Futebol Clube, formado por Gigo, Piolim, Renganeshi, Rui, Bauer, Luizinho, Ponce de Leon, Leônidas, Remo e Pardal ( Teixeirinha ) em memorável apresentação em Campos do Jordão.

paulo-antenor-0004Outro momento de glória para “Viola” foi quando da presença da Delegação da Seleção Brasileira de Futebol em Campos do Jordão, ocasião em que teve a satisfação de documentar para a história sendo fotografado, juntamente com Danilo Delácio, Presidente da Câmara, ao lado do grande ídolo da Seleção, Mané Garrincha, cuja foto publicada documentou para história esse momento.

Foi Campeão Regional de Futebol de Salão, conquistando o Troféu Bandeirante.

Defendeu também as cores do Abernéssia Futebol Clube e da Associação Atlética Jaguaribe, fez parte ainda da Liga Jordanense de Futebol e da Comissão Técnica da Secretaria de Esportes tendo tido como parceiros dentre outros Carlos Oya, Manoel dos Santos, Cantídio Pereira de Castro, Lydio Toledo e Oscar Coleta

Paulo “Viola”, sempre se destacou no seio da comunidade jordanense, até mesmo em outros segmentos.

NO SOCIAL – Durante muitos anos foi Diretor Social do Campos do Jordão Futebol Clube, se destacando em atividades na sede do clube, sendo o braço direito do seu grande companheiro e então presidente Victor Adão, na realização e coordenação de grandes bailes sociais e carnavalescos, sempre contando com a presença da sociedade jordanense e turistas.

NA POLÍTICA – chegou a exercer o cargo de vereador como suplente, tendo sido um assíduo batalhador em décadas passadas, na qualidade de militante de partidos políticos, se destacando na campanha do Prefeito Miguel Lopes Pina.

Outro político de renome nacional que Paulo sempre mantinha contato foi Ulisses Guimarães, em cuja casa na Vila Capivari, sempre se reunia, visto ser grande amigo da família, com quem aprendeu muito sobre política.

NA FILANTROPIA – foi um dos mais persistentes doadores de sangue, sempre requisitado para atender às instituições filantrópicas da cidade.

NA VIDA PROFISSIONAL – Foi funcionário dos Correios, da Sabesp e ultimamente prestava serviços como auxiliar em escritório de advocacia.

Paulo Antenor de Souza pelo exemplo, conquistas, dedicação ao esporte, à vida social à política e à filantropia em nossa cidade, merece ser lembrado e fazer parte dos anais da história de Campos do Jordão.

This post will expire on Sunday December 4th, 2016 – 9:05am.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários