Morre ex-prefeito de Campos do Jordão. Miguel Pina estava com 98 anos.

Faleceu na noite dessa quarta-feira (29) o ex-prefeito de Campos do Jordão Miguel Lopes Pina.

Pina nasceu em 15 de novembro de 1917 e foi prefeito de Campos do Jordão entre 1963 e 1966. Estava internado já há vários anos na clínica de repouso Sakura Home onde e faleceu aos 98 anos de morte natural.

Realizações de Miguel Lopes Pina permanecem até os dias de hoje e ex-prefeito chegou a sofrer processo de impeachment que não logrou exito

Disse o saudoso historiador Pedro Paulo Filho em seu livro História de Campos do Jordão (1986)

“Em 1° de janeiro de 1963, assumia a Prefeitura, Miguel Lopes Pina, vereador de muitos mandatos, motorista de praça, homem de diálogo fácil e envolvente. Fora eleito em pleito disputadíssimo, e sua gestão não foi beneficiada por verbas estaduais em virtude do ínfimo apoio que lhe proporcionou o Governador Adhemar de Barros.

Apesar disso, realizações marcaram o seu período de governo, tais como a instalação de fontes luminosas nos jardins centrais das Vilas Abernéssia e Capivari e a introdução de melhoramentos nas respectivas praças e logradouros como a Fonte Simão e Véu das Noivas.

Construiu a praça ao lado da Caixa Econômica Estadual, e teve a boa idéia de criar a “Casa Jordanense” em São Paulo, que, ao mesmo tempo em que divulgava os produtos do artesanato jordanense, servia de ponto de informações e de encontro de jordanenses.

O prefeito Pina montou o Açougue e Entreposto Municipais, uma experiência válida no setor de abastecimento, posteriormente desativados.
Introduziu a merenda com sal na alimentação escolar, e em seu governo foi inaugurada a Estação de Tratamento de Água e a Estação de Recalque de Vila Inglesa pelo Governador Adhemar de Barros.

Criou uma agência postal à rua Djalma Forjas em Vila Capivari. O S.A.P.S., também foi instalado na administração de Miguel Lopes Pina, que teve um mandato atribulado, dada a forte oposição encontrada na Câmara Municipal, onde teve que enfrentar um processo de “impeachment”, que não logrou êxito.

Lutou muito, sem apoio do Governo do Estado.”

O velório está sendo realizado na Câmara Municipal de Campos do Jordão e o sepultamento acontecerá as 14:30 no Cemitério Municipal de Campos do Jordão.

Na fotografia do acervo de Edmundo Ferreira da Rocha (www.camposdojordaocultura.com.br), Miguel Lopes Pina, ainda prefeito, se despede do Embaixador dos Estados Unidos na ocasião de sua visita à Campos do Jordão.

This post will expire on Tuesday July 12th, 2016 – 9:15am.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.