Museu Casa da Xilogravura em Campos do Jordão terá sua fachada tombada pelo patrimônio histórico

A fachada da casa principal do imóvel onde hoje se localiza atualmente o Museu Casa da Xilogravura de Campos do Jordão terá seu Tombamento Histórico, Cultural, Artístico e Arquitetônico promovido pela Secretaria Municipal de Valorização da Cultura através do IPHAC – CJ (Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Campos do Jordão).

Acerimônia do tombamento vai acontecer no próximo dia 28 de março às 10h00.

“Sua construção foi feita por Floriano Rodrigues Pinheiro e é datada de 1928 e este tombamento vai garantir para a posteridade, suas características originais, um exemplo vivo do trabalho e do esforço da gente jordanense”, afirma Benilson Toniolo Secretário Municipal de Valorização da Cultura.

Sobre o imóvel

As primeiras informações dão conta que a propriedade foi adquirida por Afonso de Oliveira Santos, em 1927, de Leon Casemire Felix Marie Bazin, na qual existiam as ruínas do Hotel Melo, o primeiro estabelecimento do gênero em Campos do Jordão.

 

Em 1928, por encomenda de Afonso, o construtor Floriano Rodrigues Pinheiro erigiu um novo prédio no local, que veio a ser herdado por Mercedes de Oliveira Santos, filha de Afonso, que por sua vez o vendeu para quatro Irmãs Beneditinas, que ali fundaram o Mosteiro de São João.

 

As monjas, o revenderam depois ao professor Antonio Fernando Costella que, no ano de 1978, nele instalou a Editora Mantiqueira e, posteriormente, em 1987, o Museu Casa da Xilogravura.

 

Ao longo destes anos, o professor Costella e sua esposa Leda fizeram adaptações no imóvel para dar conta de abrigar o Museu, mas o casal manteve intacta todas as características originais da fachada.

 

Hoje, o Museu dispõe de cerca de 30 salas que abrigam o acervo de 1.267 artistas brasileiros e estrangeiros, constituindo-se em importante patrimônio museológico e artístico nacional, contribuindo de forma decisiva para a preservação e divulgação da Cultura e consolidando ainda mais o nome de Campos do Jordão como importante polo emissor e receptor de Arte.

 

Tombamento da Fachada do Museu Casa da Xilogravura
Data: 28 de março de 2019
Horário: 10h00
Endereço: Avenida Eduardo Moreira da Cruz, 295 – bairro Jaguaribe
Informações: (12) 3664 4427

 

Assessoria de Comunicação

This post will expire on Thursday March 28th, 2019 – 9:59pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.