Museu Felícia Leirner terá atividade de Danças Circulares

“Conecte-se com o seu ser sensível e conheça os mais diversos cantos e danças circulares sagradas do mundo inteiro!” Essa é a proposta nbsp;é da cantora Cecília Valentim e do músico Jean-François Daniel, que no dia 24/02, às 15h estarão ministrando atividades de Danças Circulares no Museu Felícia Leirner em Campos do Jordão​.

wpid-fb_img_15191892525931836110685.jpg

O que são Danças Circulares?

Quando se fala em Danças Circulares, em qualquer lugar do mundo onde esta prática é conhecida, tem-se como principal referência o nome de Bernhard Wosien, bailarino, pedagogo da dança, desenhista e pintor, que dedicou muitos anos de sua vida a coletar danças étnicas.

Em 1976, Bernhard Wosien visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e, a pedido de Peter Caddy, um de seus fundadores, ensinou pela primeira vez uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes. Bernhard Wosien já havia passado dos 60 anos e, encontrou nos grupos de Danças Folclóricas, o que estava procurando. Nessas rodas, vivenciou a alegria, a amizade e o amor, tanto para consigo mesmo como para com os outros.

Além de Findhorn, o legado de Bernhard Wosien também frutificou e continua a frutificar, espalhando-se pelo mundo de outras formas. Da década de 70 para os dias de hoje, centenas de danças foram incorporadas ao conjunto do que passou a se chamar “Danças Sagradas Circulares”, “Danças Circulares Sagradas”, ou somente, “Danças Sagradas”. De lá para cá, as danças expandiram-se cada vez mais por todo o mundo.

“Ao dançar, o mundo é de novo circulado e passado de mão em mão. Cada ponto na periferia do circulo é ao mesmo tempo um ponto de retorno. Se dançarmos um dança matinal, saudando o nascer da aurora dançando, perceberemos, quando nos movimentamos ao longo do círculo, como as nossas sombras, neste circular singular, também descrevem um círculo. Assim, percebemos que giramos 360 graus. Sentimos na caminhada uma mudança através da reviravolta conjunta”. (WOSIEN,2000; p. 120)

This post will expire on Saturday February 24th, 2018 – 5:13pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.