Outubro Rosa: Campos do Jordão “veste rosa” contra o câncer da mama

Ações preventivas acontecem em Campos do Jordão durante todo mês

Para lembrar a população, e especialmente as mulheres, sobre a importância dos exames e detecção precoce do câncer da mama, o Portal da cidade e o Gabinete do Prefeito de Campos do Jordão estão iluminados em cor rosa durante o mês de outubro.

Gabinete do Prefeito "vestiu" rosa. É o outubro rosa!
Gabinete do Prefeito “vestiu” rosa. É o outubro rosa!

A ação da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão trata-se na verdade de uma adesão ao Outubro Rosa, movimento popular internacionalmente conhecido e realizado em todo o mundo.

O Outubro Rosa

O movimento internacional foi criado para conscientizar o público em geral, e principalmente as mulheres, dos fatores de risco, dos fatores de proteção e das medidas de detecção precoce relacionadas ao câncer de mama.

Em 2015, a campanha tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama preconizadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.

Os desafios no controle do câncer de mama dependem não apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Além disso, de acordo com os especialistas do INCA, há necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.

Não existe uma causa única para o câncer de mama. A doença está relacionada a fatores de risco ambientais/comportamentais, reprodutivos/hormonais e genéticos/hereditários. Esses últimos são responsáveis por 5% a 10% do total de casos.

Como prevenir câncer da mama

Estima-se que 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar também é um importante fator de proteção.

Prefeitura faz Ação Preventiva de Saúde da Mulher durante todo mês

A Prefeitura de Campos do Jordão preparou uma programação extensa para a prevenção do Câncer de Mama.

Como cuidar da saúde da mulher é também cuidar da autoestima de suas pacientes, os nove Postos de Saúde da Família tem trabalhado para acolher e intensificar a rotina de diagnósticos, incentivando a prevenção, num trabalho permanente das agentes de saúde.

A Prefeitura também conseguiu zerar a fila de exames preventivos e mamografias, desde que assumiu o Hospital São Paulo. As pacientes, com mais de 59 anos, não precisam nem passar pelo médico, para fazer o exame de mamografia, anual.

No dia 7 de outubro (quarta-feira), na Praça do Gazebo, a Secretaria Municipal de Saúde, vai montar uma tenda, para a realização de exames das mamas e fazer orientação ao público feminino. No mesmo dia, acontecem pedágios informativos, com distribuição de material em Vila Abernéssia, Vila Jaguaribe, Vila Capivari e na Vila Britânia.

No dia 8 (quinta-feira), as equipes de saúde, distribuirão material informativo na Vila Santo Antônio, Santa Cruz, Vila Albertina e na Vila Sodipe.

De 13 a 16 de outubro todas as Unidades de Saúde participam da “Semana Rosa”, realizando exames preventivos e de mamas, com brindes para mulheres que participarem.

Finalizando o mês, nos dias 15, 23 e 29 acontecem palestras na Câmara Municipal.

Confira a programação completa:

07/10/2015

09 – 16 Horas
Praça do Gazebo
Tenda para realização de exame das mamas, orientações ao público feminino para conscientização da população sobre a importância de se prevenir o câncer de mama e útero. Realização de atividades com profissionais da área de fisioterapia e educação física.

09 – 12 Horas
* Abernéssia (em frente à Caixa Econômica Federal, supermercado Piratininga e Mercado Municipal)
* Jaguaribe (em frente ao supermercado Roma)
* Capivari (em frente à praça)
* Vila Britânia (em frente ao posto de saúde)
Pedágio em diversos pontos da cidade, com distribuição de material preventivo sobre o câncer de colo de útero e mamas.

08/10/2015

09 – 12 Horas
* Vila Santo Antônio (em frente ao Santo)
* Santa Cruz (em frente à escola Lucilla)
* Vila Albertina (em frente ao posto de saúde)
* Vila Sodipe (em frente à Santa)
Pedágio em diversos pontos da cidade com distribuição de material preventivo sobre o câncer de colo de útero e mamas

15/10/2015

15:00 Horas
Câmara Municipal
Palestra: “Prevenção do câncer de mama e útero”

23/10/2015

15:00 Horas
Câmara Municipal
Palestra “Nutrição na prevenção e no tratamento do câncer de mama”

29/10/2015

15:00 Horas
Câmara Municipal
Palestra: “A Saúde da Mulher na Atenção Básica”

13 a 16/10/2015

Todas as Unidades de Saúde estarão realizando a “Semana Rosa”
Realização de exames Preventivos e de mamas, com brinde para todas as mulheres que realizarem o exame.

 

This post will expire on Saturday October 31st, 2015 – 10:20pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

Leave a Comment