Prefeito de Campos do Jordão determina fechamento do comércio inclusive hotéis e restaurantes para combater coronavirus

Através de uma live do facebook, realizada no final da tarde dessa quinta-feira (19) o Prefeito de Campos do Jordão, Frederico Guidoni, anunciou as medidas restritivas para combate a disseminação do coronavírus.

Entre as medidas está o fechamento do comércio por 30 dias, incluindo hotéis e restaurantes.

Segundo o Prefeito, turistas que já estiverem hospedados em estabelecimentos de Campos do Jordão poderão ficar somente até segunda-feira.

Fred garantiu que o abastecimento da cidade se manterá em funcionamento, e disse ainda que serão estabelecidos horários para atendimento especial à idosos. “Ninguém precisa correr, os supermercados continuarão funcionando” disse o prefeito.

O sistema público de transporte também permanece funcionando.

Junto com o prefeito, estava o Secretário de Saúde do Município, Dr. Marcio Stievano, que deu orientações de saúde.

Cidade continua sem nenhum caso confirmado do coronavirus, mas tem 20 suspeitos!

Segundo Boletim da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, o município segue até o momento sem nenhum caso confirmado da COVID-19, mas conta 20 casos suspeitos.

O que fazer em caso de suspeita da Covid-19

As pessoas que retornam de viagem em regiões em que já há confirmação de transmissão local da doença, devem ficar alerta ao aparecimento de sintomas respiratórios nos próximos 14 dias após o retorno. Se houver febre associada a outro sintoma respiratório, a orientação é procurar um serviço de saúde público ou privado.

“Em caso de suspeita, o paciente deve procurar a sua unidade de saúde ou Pronto Socorro Municipal. Os profissionais e serviços de Campos do Jordão estão atualizados e preparados para esse atendimento”, orienta o médico e secretário municipal de saúde, Márcio Stievano.

Segundo o secretário, o fato de os sintomas da infecção pelo novo coronavírus parecerem como os de uma gripe ou resfriado dificulta o diagnóstico, por isso, é importante informar o histórico de viagem já no início do atendimento.

O que fazer para se proteger?

Lavar as mãos com água e sabonete líquido com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento, ou tocar na boca, nariz ou olhos.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após higienizar as mãos)

6 atitudes que ajudam você a prevenir o contagio pelo coronavírus. A sexta é fundamental!

This post will expire on Monday March 23rd, 2020 – 7:42pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.