Professora Katia Rubio lança livro “Atletas Olímpicos Brasileiros”

Foto: Marcos Nishida

Obra retrata o que é ser atleta olímpico no Brasil, o processo de construção desses esportistas e mostra como estão essas pessoas atualmente

Após 15 anos de pesquisas, a Profa. Dra. Katia Rubio, da Escola de Educação Física e Esporte da USP, lança o livro “Atletas Olímpicos Brasileiros” pela Editora Sesi-SP. A obra apresenta uma compilação com todos os atletas brasileiros que já participaram dos Jogos Olímpicos, revelando a realidade dessas pessoas capazes de feitos extraordinários e que são consideradas verdadeiros mitos do esporte. A dificuldade das pesquisas, a busca incessante das informações corretas e o rigor científico caracterizam esta obra.

Na primeira parte do livro, a autora mostra o desenrolar dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, inspirados no ideal de Pierre de Coubertin, e os fatos históricos do século XX que acompanharam o renascimento dos Jogos Olímpicos e a transformação dessa competição no maior evento sociocultural do planeta. Os desafios para a participação, os destaques do Brasil, os atletas e suas medalhas são outros aspectos que compõem de maneira muito agradável este trecho da obra.

Na segunda parte, o livro traz como protagonista a figura do atleta e o estudo da história de vida e trajetória dos atletas olímpicos brasileiros. São reportadas 1.796 histórias (apresentadas na forma de verbetes biográficos), fruto de incontáveis horas de coleta de informações e entrevistas com os próprios atletas e, por vezes, com seus familiares e amigos.

“Nessa obra eu busco retratar o que é ser atleta olímpico no Brasil, como se dá esse processo, quais são os fatores envolvidos na construção dessa trajetória e onde estão essas pessoas hoje, isso porque muitos deles, ao terminarem essa vida pública como atleta acabam caindo no esquecimento, na invisibilidade. Talvez, uma das maiores funções sociais desse projeto chamado ‘Atletas Olímpicos Brasileiros’, seja resgatar essa visibilidade de alguém que já foi um herói ou uma heroína, na acepção da palavra, em um país onde faltam esses personagens ao longo da nossa história”, afirma a Profa. Dra. Katia Rubio.

De acordo com a pesquisadora, amaior dificuldade enfrentada foi realizar um trabalho desse porte em um país de dimensão continental. “Buscamos essas pessoas onde quer que elas estivessem, inclusive fora do Brasil. Agora, temos um acervo com mais de 1500 horas de gravação em áudio e vídeo desses atletas todos.Uma pesquisa dessa ordem não foi feita em lugar nenhum até hoje, então estamos ganhando um pódio”, ressalta.

A autora destaca que a pesquisa não seria possível sem os colaboradores que fazem parte do grupo de estudos olímpicos do Centro de Estudos Socioculturais da Universidade de São Paulo, além do apoio de agências de fomento à pesquisa como a Fapesp e o Cnpq. O livro “Atletas Olímpicos Brasileiros” será lançado no dia 25 de agosto, às 9h, no Sesi da Vila Leopoldina, em São Paulo.

Serviço:

Data e horário: 25 de agosto de 2015 – 9h

Localização: Sesi Vila Leopoldina

Rua Carlos Weber, 835 – São Paulo / SP

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

COMMENTS

  • Jose Gonçalves

    Afrânio da Costa, um atleta que foi olímpico e medalhista na modalidade Tiro, cujo feito faz parte do livro a ser publicado dia 25 de agosto próximo, é tio avô do meu amigo Alberto Durão Coelho, que reside em nossa cidade de Campos do Jordão que ao ser convidado pela Katia Rubio a participar do evento, assim se expressou a este colunista, que intermediou o contato dele com a autora do livro:
    “Participar do evento, com prazer e muita honra, José.
    Representar o meu tio Afrânio, bem, eu seria um auto designado representante de um tio que só na minha geração deve ter perto de 30 sobrinhos.
    Dos meus tios-avôs, ele foi o último a falecer; e eu sou o primogênito em meu ramo, na geração dos sobrinhos.
    O tio Afrânio não teve filhos.
    Tenho muito curiosidade de saber se o “Reed” de seu nome tem algo que ver com o “Reed” do fundador de Abernéssia (a origem é escocesa em ambos os casos).”
    A autora do livro assim se expressou nas redes sociais : ” Está chegando a hora. Histórias do tiro também estão retratadas no livro Atletas Olímpicos Brasileiros. É dia 25 de agosto, as 9h00, no Sesi Vila Leopoldina (Rua Carlos Weber, 835). Mais de 200 atletas olímpicos já confirmaram presença. Será uma grande festa.”

Leave a Comment