Retrospectiva: Os principais acontecimentos; O que marcou 2015 em Campos do Jordão; Quem vai deixar saudades!

Chegou o fim do ano, momento de reavaliarmos nossas vidas, fazermos planos e pensar o futuro, e é muito mais fácil pensar o futuro olhando o passado e trazendo os aprendizados. Pensando nisso resolvemos fazer a retrospectiva do que aconteceu de marcante em Campos do Jordão nesse ano que acaba.

Onde melhoramos, onde ainda temos que melhorar? Quem vai deixar saudades?

 

Mobilidade Urbana

Parque dos Cedros - Campos do Jordão
Parque dos Cedros – Campos do Jordão

A revitalização de espaços públicos com calçamento, iluminação e projeto urbanístico como o que aconteceu no Parque dos Cedros, que após anos recebeu um belo trato e ficou novinho em folha.

A população não demorou em apropriar-se do que à ela mesmo sempre pertenceu, as famílias utilizam diariamente as instalações, são especialmente mães e crianças que buscam o local, seja para descanso ou diversão. As melhorias não se limitaram ao Parque dos Cedros, a Praça da Daniel Cintra em Vila Jaguaribe e mais recentemente a Praça São Benedito em Vila Capivari que se tornou um grande calçadão que, ainda que falte o paisagismo que esperamos ver em breve, já propicia maior conforto e prazer ao caminhar.

 

Jornada Literária Pedro Paulo Filho

Jornada Literária de Campos do Jordão
Jornada Literária de Campos do Jordão

 

O que pode ser considerado um primeiro passo de uma nova modalidade de turismo para Campos do Jordão aconteceu em novembro de 2015.

Foram duas semanas de intensas atividades culturais acontecendo em espaços públicos e privados de Campos do Jordão que receberam palestras, cinema, apresentações musicais, saraus e as mais diversas manifestações culturais e artísticas, sempre tendo a literatura no centro dos acontecimentos, além de é claro, diversos lançamentos de livros. (Relembre aqui)

 

 

Fogo destrói antigo gabinete do prefeito. Anteriormente foi a ex sede da defesa civil da cidade.

Um incêndio, e em minutos é destruído completamente o antigo gabinete do prefeito de Campos do Jordão e tradicional ponto turístico de Campos do Jordão.

A construção, localizada num dos mais conhecidos pontos turísticos de Campos do Jordão no dia seguinte foi completamente demolida. Ainda não se sabe o que será feito no local que mesmo antes do incêndio já necessitava de uma revitalização.

Em 2014 foi o Clube Abernessia que se perdeu em chamas.

Incêncio Campos do Jordão
Incêndio Campos do Jordão

A emoção foi forte e o homenageado não resistiu

Geraldo Alckmin e José de Oliveira, conhecido "Zé Macaco" que recebeu os primeiros socorros do Governador que é médico.
Geraldo Alckmin e José de Oliveira, conhecido “Zé Macaco” que recebeu os primeiros socorros do Governador.

 

Apesar dos esforços, inclusive esforços pessoais do Governador e médico Geraldo Alckmin a emoção foi forte demais e Zé Macaco não resistiu.

Um infarto levou o homenageado e tirou o brilho da inauguração do Centro de Turismo eqüestre que levaria o nome de José de Oliveira, conhecido Zé Macaco.

 

 

 

Uma doação Bilionária para assegurar a continuidade de um lindo trabalho

Apaixonada por Campos do Jordão, Lia Maria Aguiar, uma das herdeiras do Bradesco, decidiu doar toda sua fortuna para a caridade. Sem filhos, a bilionária de 77 anos estipulou em seu testamento que os cerca de US$ 1,2 bilhão (R$ 4,5 bilhões) em ações que possui do banco e da holding Bradespar, uma das controladoras da mineradora Vale, serão inteiramente transferidos após sua morte para a fundação beneficente que leva seu nome.

Trata-se da maior doação financeira feita por uma pessoa física no Brasil.

 

megacycleHoras antes da abertura Megacycle é cancelado por falta de alvará

Foi em fevereiro que os olhos do motociclismo se voltaram para Campos do Jordão, mas por falta de alvará o judiciário impede a realização do evento. Já sem o mesmo brilho evento acontece em nova data. Já sem o mesmo brilho…

 

 

 

 

Crise da um golpe e o núcleo pedagógico do Festival de Inverno de Campos do Jordão não acontece mais na cidade

Arthur Nestrovski, diretor artístico da Osesp, Marcelo Lopes, Diretor Executivo da Osesp, o prefeito Fred Guidoni, o secretário ajunto de Cultura José Roberto Sadek, o presidente da Câmara Filipe Cintra e o coordenador artístico-pedagógico do Festival Fábio Zanon, durante o lançamento do Festival
Coletiva de lançamento do Festival de Inverno

Coletiva de  lançamento do Festival de Inverno de Campos do JordãoJosé Roberto Sadek, Secretaria Adjunto de Cultura do Estado de São Paulo disse “Fizemos as contas e precisamos buscar saídas criativas”. A solução criativa foi a saída do núcleo pedagógico do Festival de Inverno de Campos do Jordão da cidade. A notícia dada em primeira mão pelo Guiacampos.com, foi confirmada em entrevista coletiva um mês antes da abertura do festival. Fica a pergunta: Será que teremos de volta em algum dia os alunos do Festival tendo suas aulas em Campos do Jordão?

 

Bibl Lat1Amigos se unem e a Biblioteca ganha uma nova cara

Nova pintura, reforma em móveis reforço no acervo… Os Amigos da Biblioteca de Campos do Jordão se unem e fazem a diferença.

A Biblioteca Municipal que estava precisando de um “carinho” recebeu. Os amigos entraram com o material, a prefeitura com a mão de obra e todos ganham

 

 

 

Festival da Lã mostra um caminho para um antiga vocação da cidade

A malharia já foi uma das principais fontes de renda em Campos do Jordão, o ruído das maquinas de tecer era quase onipresente.

Outros tempos e a nova possibilidade são os produtos com valor agregado. Artesanato, produtos de designe, lã natural… o Wool Fest deu o tom e os primeiros passos já podem estar sendo dados.

 

 

“Neste concerto encerramos nossas atividades!” anuncio dado pela regente. A falta de recursos finaliza o sonho de Campos do Jordão ter sua orquestra.

Eram jovens músicos que se desdobravam para concretização de um sonho, o sonho de ter uma orquestra na cidade que abriga o maior festival de musica clássica da América Latina. A falta de recursos financeiros e apoio acabou com esse sonho. O anuncio dado na abertura do concerto de encerramento do Festival de Inverno de Campos do Jordão 2015 surpreendeu público e autoridades presente. A Prefeitura Municipal alegou que dava apoio dentro do possível e que a decisão foi unilateral.

Filarmônica de Campos do Jordão
Filarmônica de Campos do Jordão

Concurso Público da Câmara Municipal de Campos do Jordão acontece pela primeira vez

Até 2015 nunca tinha acontecido um concurso público para contratação de pessoal na Câmara Municipal de Campos do Jordão, foi em 2015 que pela primeira vez foram disponibilizadas 18 vagas através de um concurso.

É preciso conhecer e valorizar nossa história

Demarcação de pontos históricos foi uma iniciativa objetivando valorizar e apresentar a nossa história para população. A casa de Monteiro Lobato, a praça em homenagem a um grande amigo de Campos do Jordão (Plínio Freire de Sá Campello), os Pinheiros plantados por Assis Chateaubriand e Macedo Soares.

Uma Escola receberá o nome do querido mestre

Camargo Freire, esse será o nome da Escola Estadual localizada na Vila Albertina e finalmente um querido mestre e fantástico artista será justamente homenageado.
O mestre foi quem melhor retratou a paisagem de Campos do Jordão.

Temporada apesar da crise

E foi boa a temporada, pelo menos é o que disseram os empresários de Campos do Jordão no ano em que a crise financeira colocou medo no empresariado que precisa faturar em um mês a maior fatia do seu lucro anual!

E o tesouro estava sob a escultura de Felícia Leirner

Capsula do Tempo em Campos do Jordão
Capsula do Tempo em Campos do Jordão

E foi um operário que trabalhava na restauração da escultura que encontrou uma cápsula do tempo que há mais de quarenta anos estava enterrada. Consultado, museólogo esclareceu “foi enterrada no centenário de Campos do Jordão por Expedito Camargo Freire”.

Dentro havia jornais do dia e cartas assinadas marcando a data e testemunhando o tempo.

 

 

A saúde passou pela UTI

Pronto socorro em situação de risco, hospital assumido pela Prefeitura… e a população com medo de ficar sem atendimento. A saúde sofreu em Campos do Jordão em 2015.

“O Pronto Socorro e o Hospital continuam funcionando e nós vamos lutar, na Justiça, para que continue a atender a população, pelo SUS.” disse o prefeito.

E o cinema brilhou em Campos do Jordão em 2015

cinema1Foram mostras, projeções e até oficina de cinema que colocaram em evidencia a sétima arte em Campos do Jordão.

O Cineclube Araucária com o apoio do Programa de Ação Cultural de estado de São Paulo – ProAC e em parceria com a AMECampos – Associação dos Amigos de Campos do Jordão, Secretaria Municipal de Cultura, Oficina de Artes Rosina Pagan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Escola Estadual de Vila Albertina, recém nomeada Escola Professor Camargo Freire fez brilhar as telas de projeção em Campos do Jordão.

Só mostras de cinema foram 10 durante o ano! Aconteceram mais 12 sessões do cine garagem além e o cine música! (Saiba mais aqui)

Uma modalidade criminosa que se aproxima de Campos do Jordão

Foi frustrada a primeira tentativa de explosão de caixa eletrônico em Campos do Jordão. A tentativa ocorreu numa padaria da cidade e os bandidos fugiram em direção ao Sul de Minas Gerais.

Deixarão Saudades!

 

Adelson de Brito
Alexandre Abboud
Alvina Domingues Pereira
Anésio Justino Pereira
Ângela Poso de Almeida
Benedito Antonio da Silva
Benedito Edson Argeu
Carmen Cunha
Edison Silva Cruz
Elda Randoli
Engrácia De Bellis
Fernando Antonio De Marco
Joana Cintra
Jorge Pinto de Souza
José Corrêa
José Darcy Cavalhieri
José de Oliveira
José Rabelo
Lucia Ribeiro de Almeida
Karina Oliveira Pereira
Lázaro Sales
Marcos Ben-Hur de Figueiredo
Maria Abitante
Maria da Glória Degli Esposti Esteves
Moacir Moreira
Moussa Yousef Al Najar
Nelson Ranalli
Onofre Martins Cardoso
Pedro Augusto Padovan Paulo
Raimundo Mastrandréa
Ricardo Ubillus Mariategui
Takea Tani


Colaboraram: Edson Caetano da Costa, Edmundo Ferreira da Rocha, Marcio Correia, Veridianna T. Balzano Gonçalves e Suzana Reis.

This post will expire on Thursday January 7th, 2016 – 3:59pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.