Saiba quais são os alimentos aliados e os vilões do coração

Quando o assunto é a prevenção do coração, adotar uma dieta saudável está entre as estratégias mais eficazes

Todos sabem que ter uma alimentação saudável faz bem e não engorda, não é mesmo? Mas, o que muitos não sabem é que muitos alimentam fazem mal, principalmente ao coração. Veja abaixo algumas dicas de alimentos que devem ser evitados e os ingredientes indispensáveis a este órgão tão importante para a nossa vida.

Aveia – O grande diferencial da aveia são suas fibras e incluso nas receitas como farinha ou como mingau pois suas fibras trazem saciedade, mantêm o intestino em ordem, ajuda a defender o organismo, previne doenças crônicas, faz bem para a pele e traz mais bem estar, além de ajudar a arrastar o excesso de colesterol, o que contribui para manter longe o perigo de enfarto.

Uva roxa – As uvas de preferência vermelhas, roxas ou pretas são excelentes para a saúde do coração, pois sua casca aumenta o colesterol bom, HDL e, sua casca é um excelente parceiro do coração.
O colorido dessa fruta denuncia a presença de um grupo de pigmentos batizado como antocianinas, que tem sido festejada pela sua ação antioxidante. Tal mecanismo é importante para combater os radicais livres, que em excesso pode causar estragos nas paredes de nossas artérias, por isso, além de degustar o cacho no dia a dia, vale apostar no suco de uvas integral e sem adição de açúcar.

Oleaginosas – as nozes, avelãs, amêndoas e as brasileiríssimas castanhas de caju e do Pará concentram tanto os ácidos graxos monoinsaturados, quanto as poli-insaturados, que são reconhecidos como gorduras aliadas da saúde cardiovascular e, se não bastasse, trazem ainda outros ingredientes protetores como é o caso da vitamina E e do selênio que impedem o acúmulo de colesterol nos vasos.

Peixes ricos em ômega-3 – o salmão, o atum, a sardinha possui o ômega-3, uma gordura que diminui o risco de coágulos, o que favorece a boa circulação do sangue e dá um chega pra lá em doenças como o AVC (acidente vascular cerebral), conhecido como derrame.

Gordura trans – A famigerada substância ainda aparece em algumas tortas, margarinas, sorvetes e biscoitos industrializados e, este tipo de gordura tem alta relação com riscos cardiovasculares, uma vez que aumenta os níveis de LDL e reduz os de HDL, siglas que representam o mau e o bom colesterol, respectivamente e esse desbalanço favorece a aterosclerose.

Gordura saturada – O nutriente presente nas carnes, no leite, no coco e na manteiga, também interfere com o aumento do colesterol, embora seja menos nocivo do que a gordura trans. É que a saturada não baixa os teores de HDL, aquele que retira os excessos gordurosos das artérias. Por isso, a comendação é apreciar suas fontes com moderação, dentro de uma dieta equilibrada.

Açúcar – está presente em todos os doces, sorvetes, bolos e tantas outras delícias que costumam carregar muito da substância. Apesar do açúcar sempre aparecer relacionado ao diabete, estudos revelam que o consumo excessivo pode trazer danos ao coração. O elo se dá por causa do aumento nas taxas de triglicérides, o que pode servir de base para a formação de placas nas artérias. Assim, a parcimônia é bem-vinda.

Agora que você já sabe quais os alimentos que prejudicam o ritmo do seu coração se cuide e seja feliz!!!

This post will expire on Wednesday July 15th, 2015 – 11:59pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Jornalista diplomada, Assessora de Imprensa e mantem o conteúdo sobre moda, saúde e beleza.

Leave a Comment