Sobre ser um bom anfitrião. [Assunto de Jordanense, proibido para turistas.]

Qualquer um pode ser um turista, mas receber bem um turistas é pra poucos! Saber acolher bem um visitante é uma verdadeira arte que depende de saber ser um verdadeiro anfitrião, e para ser um verdadeiro anfitrião é preciso muita gentileza, acolhimento, bom humor, compreensão….

Nossa cidade é um dos mais desejados destinos turísticos, e não tivemos que fazer muito esforço pra se tornar isso, essa característica sempre esteve aqui, seja na nossa natureza exuberante, seja no povo que temos. Só nos tornamos isso porque orgulhosamente sabemos receber bem e como poucos! Nossos garçons, recepcionistas, taxistas, camareiras, empresários, cozinheiros, manobristas, mensageiros e todos demais profissionais do turismo, amam o que fazem e sabem fazer!

Isso certamente começou involuntariamente quando Campos do Jordão ainda era uma estância de cura, que acolhia doentes de tuberculose e de lá até os dias atuais, aprimorou sua forma de receber as mais diferentes pessoas, com os mais diversos hábitos e costumes.

Pergunte aos mais velhos e ouça como eles se orgulham de falar como tudo começou no nosso turismo! Sinta a emoção que eles tem ao contar as histórias do Grande Hotel, do Hotel Rancho Alegre, do Tênis Clube, das cavalgadas que aconteciam lá no começo do nosso turismo! Sinta o orgulho com que falam!

É possível ensinar um povo a receber turistas, mas nosso povo tem isso em sua natureza. Nós sabemos receber bem porque é nossa vocação.

Nos últimos dias observamos reações incomuns a nossa população, uma certa repulsa ao turista, medo talvez. Isso pode se dever a situação em que o mundo se encontra, ou a falta de informação correta, mas certamente não é uma característica natural do povo de Campos do Jordão. Natural pra nós é sim receber de forma acolhedora, tão carinhosa que naturalmente nos tornamos o que somos, um dos melhores lugares pra se estar, para se curtir e para se conviver.

A nossa “jóia do alto da serra” é assim, um lugar onde todos se sentem em casa e sempre são bem vindos. Está na  natureza de nosso povo receber bem, atender bem e acolher quem nos visita de forma a deixar saudade a qualquer um que vai embora.

Que orgulho! Vamos amar o turismo tanto quanto amamos e sabemos receber bem. Essa é nossa principal característica, hoje, sempre e em qualquer situação.

Mais do que pelo simples fato de ser nossa principal fonte de renda, mas acima de tudo por sermos tão bons nisso! É a hora da retomada!

Comente abaixo: Para você, o que é ser um bom anfitrião? 

Fundador do Guiacampos.com, Gerente Executivo da ong AMECampos e apaixonado por Campos do Jordão.
Fundador do Guiacampos.com, Gerente Executivo da ong AMECampos e apaixonado por Campos do Jordão.

Leia também: Sobre Campos do Jordão, covid-19 e colocar todos os ovos na mesma cesta

This post will expire on Monday June 8th, 2020 – 6:01pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.