“Três livros por um mundo melhor” na Biblioteca do IFSP/CJo

Na foto, Hélio Sales Rios, Diretor Geral do Câmpus Campos do Jordão do IFSP e Vera Lúcia Villas Boas, Bibliotecária do Instituto.

A crise dos refugiados, a ação dos extremistas, os direitos e os deveres que trazem ética para a política: todos os dias nos deparamos com notícias sobre estes três temas que assombram o mundo de hoje. É possível modificar essa situação?

Para estimular a leitura, bem como a reflexão sobre questões atuais, a Biblioteca do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Campos do Jordão, numa parceria inovadora com os Amigos da Biblioteca de Campos do Jordão (ABCJ) coloca, à disposição de todos, títulos fundamentais sobre o assunto no projeto “Três livros por um mundo melhor”.

Livro Estamos Aqui capa

Uma jornalista brasileira, mesmo tendo importantes dificuldades de locomoção, decide percorrer sozinha os campos de refugiados da África Oriental. Como vivem estas verdadeiras hordas humanas que perderam seus lares e suas raízes devido a conflitos sangrentos? No livro “Estamos aqui”, Jéssica Paula relata e mostra em fotos tocantes a realidade que encontrou, descrevendo os sonhos e projetos de seres humanos como todos nós. O livro só se tornou possível porque, no seu regresso ao Brasil, a autora seguiu o caminho do financiamento coletivo, editando a obra a partir de contribuições de pessoas que acreditavam no projeto.

Livro Como curar um fanático capa

E os extremistas que assolam o mundo? Por que certas pessoas seguem o caminho da violência indiscriminada contra todos? O que há em suas personalidades e crenças que são diferentes das que todos nós temos? Em “Como curar um fanático”, o escritor e intelectual israelense Amós Oz encara a questão de frente num breve mas contundente conjunto de ensaios. O autor também discute o que parece um dos mais longos conflitos, o de Palestina e Israel, mostrando que há saídas possíveis.

Livro Um país capa

E, num livro que nos fará pensar, Claudia Wallin mostra em “Um país sem excelências e mordomias”, como é o cotidiano dos políticos suecos, onde os representantes eleitos pelo povo têm salários modestos, andam de ônibus, não dispõe de verbas de representação e pagam suas ligações telefônicas com o dinheiro de seus próprios bolsos. O pensamento central do livro é o de que quando um político passa a receber benefícios que a maioria das pessoas não têm, ele se afasta da realidade e deixa de representar de fato a população.

 

Os “Três livros por um mundo melhor” podem ser consultados e lidos por qualquer pessoa da comunidade na Biblioteca do IFSP/CJo, que tem um amplo horário de atendimento. Vale conferir!

 

Biblioteca do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Campos do Jordão

Rua Monsenhor José Vita, 280 – Abernéssia

Tel. (12) 3668-9623

Horário: 2ª a 6ª feira, das 7:30 às 21 horas

Carlos abreu é do grupo ABCJ – Amigos da Biblioteca de Campos do Jordão, é membro efetivo da Academia de Letras de Campos do Jordão e vice-presidente da AMECampos
Carlos Abreu é do grupo ABCJ – Amigos da Biblioteca de Campos do Jordão, é membro efetivo da Academia de Letras de Campos do Jordão e vice-presidente da AMECampos

This post will expire on Wednesday June 1st, 2016 – 12:08am.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários