Veronica de Arruda Câmara realiza exposição na Sede da AMECampos

Exposição entitulada “Veronica Câmara – a corajosa delicadeza das formas” acontece até o final de agosto, com entrada franca

A AMECampos – Associação dos Amigos de Campos do Jordão realiza todos os meses, exposições de arte com artistas jordanenses e da região, em sua Sede e a artista Veronica de Arruda Camara não poderia ficar de fora.

A exposição entitulada “Veronica de Arruda Câmara – A corajosa delicadeza das formas” acontece de 07 a 28 de agosto, na Sede da AMECampos – Associação dos Amigos de Campos do Jordão.

Veronica é uma artista única que trabalha com obras espalhada pela cidade e representam o melhor do imaginário, utilizando a fauna e a flora como espelho de sua visão. Entre os locais podemos citar o Hotel Toriba, Hotel Serra da Estrela, Restaurante Vila Chã, Inverness, Villagio d’Italia e Genève além de ilustrações que fez para a Loja Natureza Maluca, Logotipos diversos, cardápio do Café Sans Souci e um painel Frutas Vermelhas.

Sobre a artista:

Até os sete anos, Veronica de Arruda Câmara, viveu na casa de seus avós maternos que eram alemães. O avô, Dilomata Cônsul da Alemanha no Brasil. A avó pintora, arquiteta, jardineira, artista e poetiza. Recebeu de ambos uma forte influencia cultural, bem como de sua mãe, que era interprete parlamentar e logo depois se tornou professora na Universidade Mackenzie e em seguida em campos do Jordão. Todos eram amantes das artes.

Veronica sempre os acompanhava nos eventos sociais e culturais e observava sua avó pintando lindos painéis com flores, pássaros, muito decorativos. Guardou tudo isso com muito carinho na memória, pois tinha um forte desejo, mesmo que inconsciente, de um dia ser igual aos seus familiares.

Estudou em São Paulo, onde morou por vinte anos, porém, nas suas férias, sempre voltava para Campos do Jordão. Nesse vinte anos em que residiu em São Paulo se formou em Letras pela Universidade Mackenzie e somente depois de 1980, quando seus avós faleceram, é que sua mãe resolveu definitivamente se mudar para a cidade.

Foi neste momento, meio que por acaso, que a artista começou a pintar paredes e murais. Seu primeiro trabalho foi por sua própria insistência. Na época, Verônica trabalhava na Malharia Genève e conseguiu convencer o proprietário Lélio Gomes, que deveria pintar a fachada da loja. E assim, de um em um, a jovem foi pintando algumas fachadas do Capivari.

Depois de ter seus três filhos:Joana, Leonardo e Filomena resolveu ganhar a vida com a pintura e, conseguiu conciliar aulas de inglês nas escolas para garantir o básico. Logo em seguida foi chamada para pintar um painel no Hotel Toriba. E realizou seu maior sonho, pois desde menina freqüentava o hotel com seus avós e conhecia todos os murais de Penacchi.

Assim, Veronica de Arruda Câmara continua pintando, mesmo depois de aposentada, pois tem muito amor pelo trabalho que realiza, mesmo quando o difícil torna-se fácil e lembrando sempre de uma famosa frase de Aristóteles: “A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras”.

Serviço
Exposição: Veronica de Arruda Câmara – – A corajosa delicadeza das formas
Local: Sede da AMECampos – Associação dos Amigos de Campos do Jordão
End.: R. Dr. Reid, 68 – Vila Abernéssia – Campos do Jordão – SP
Data: de 07 a 28 de agosto de 2015
Informações: (12) 3662-2611/(12) 3662-5511

Informações para a imprensa
Vpress – Assessoria de Imprensa e Comunicação
Jornalista responsável: Veridianna T. B. Gonçalves
Contato: (12) 9 9749-9458
E-mail: veritb@gmail.com

This post will expire on Friday August 28th, 2015 – 2:21pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Jornalista diplomada, Assessora de Imprensa e mantem o conteúdo sobre moda, saúde e beleza.

Leave a Comment