Só quem já foi sabe de fato como é legal e agradável a Festa da Cerejeira de Campos do Jordão, evento que conta com atrações culturais, comidas tipicas, artesanato e mais uma infinidade de atrações da cultura Japonesa.
Pensando nisso conversei com alguns amigos e listei aqui os cinco melhores atrativos da festa. O que na nossa opinião a festa tem de mais legal!
1 – Ter seu yakisoba preparado na hora por um uma batchan (Avó Japonesa tradicional)

Na minha opinião essa é sem dúvida uma das maiores atrações da Festa da Cerejeira de Campos do Jordão.
Os membros da Colônia Japonesa se organizam em grupos e formam uma verdadeira linha de produção nipônica para preparar as delícias da culinária do oriente. O destaque fica por conta do Yakisoba, um macarrão incrementado com legumes além de carne ou frango.
O mais legal é ver uma batchan (avó tradicional japonesa) preparando com aquele toque especial a iguaria. Quem não gosta de comida de vó?
2 – O Parque das Cerejeiras Sakura Home e suas Flores de Cerejeira

“As cerejeiras sem duvida, especialmente quando estamos passeando pelo parque e o vento nos presenteia com uma chuva de florzinhas.” foi o que respondeu a farmacêutica Kassima Campanha. E de fato ela está certa! Alias são justamente essas “florzinhas” e a delicadeza característica o motivo da celebração.
A flor da cerejeira, Sakura em japonês, é um símbolo do Japão. A simbologia é tão intensa que o povo cultua e respeita como a própria bandeira japonesa.
Essa também é a opinião do contador Edson Caetano da Costa e da assistente administrativa Tais Silveira, que destacam as cerejeiras como grande atrativo da festa.
A jornalista Fafi Pontes inclui o Recanto de Repouso Sakura, uma Instituição de Longa Permanência para Idosos onde funcionava desde 1937, o Sanatório São Francisco Xavier e conta com laguinho de carpas, jardins bem cuidados e uma limpeza de impressionar. “Parece um pedaço do Japão” diz Fafi
3 – Grupos Folclóricos Japoneses

Para o jornalista Marcio Correia os Grupos Folclóricos Japoneses é uma grande atração da Festa da Cerejeira de Campos do Jordão, são diversos e o destaque fica para a apresentação de Taikô, que são grandes tambores tocados em grupo.
Escritos históricos documentaram que jovens homens japoneses foram enviados para a Coréia para estudar o kakko, semelhante ao taikô em alguns aspectos. O taiko teria sido introduzido no Japão através da influência cultural coreana e chinesa entre 300-900 d.C.. É de arrepiar!
4 – Reunião das famílias japonesas e a tradição
Foi a reunião das famílias e o valor as tradições japonesas a característica que chamou mais atenção da professora Fabiola Granato Chung (que não é japonesa!) e da empresária Valéria Kara José Pinheiro. E isso é realmente muito nítido na festa que apesar de não ser a mais antiga de Campos do Jordão, é sem duvida a mais tradicional, realizada ininterruptamente há 47 anos.
Pode-se ver de idosos usando orgulhosos seus trajes típicos, a bebês que são levados e imergidos na cultura nipônica pelos seus pais. Só por isso a festa já vale o esforço de ser realizada.
Sempre teremos o que aprender com os orientais no que se refere a tradição e valores familiares. E pro bom observador a Festa da Cerejeira de Campos do Jordão é sem duvida uma ótima oportunidade pra isso.
5 – O artesanato e as bugigangas

Sim! Tem também o artesanato e as bugigangas que fazem a alegria das crianças e de adultos como o economista Oswaldo Bifulco de Moraes.
Vão dos delicados origamis, dobradoras feitas por japoneses que tem a característica paciência e delicadeza, passando pelas flores como as lindas orquídeas que só os japoneses conseguem produzir e os bonsais, chegando nos ioiôs e bonequinhos de plástico que durarão menos de 24 horas nas mãos das crianças até brinquedinhos de madeira e roupas. E não é legal também?
A lista continua… comente abaixo o que você acha de mais legal na Festa da Cerejeira de Campos do Jordão!
This post will expire on Sunday August 12th, 2018 – 10:00pm.