Campos do Jordão-SP, cidade em condições climáticas ideais para a prática desse esporte.
Santa Mônica (EUA) 1969, surgi o bicicross, através de um grupo de adolescentes que se reuniam e tentavam fazer com suas bikes as mesmas manobras que os pilotos de motocross faziam.
Mas foi em 1984 que Campos do Jordão entrou nessa história, a Equipe BMX Monark inaugurava em Campos do Jordão, aquela que seria uma das primeiras pista de Bicicross do Brasil, com a presença de renomados pilotos pioneiros do BMX nacional.
Pergunte a qualquer jovem jordanense com idade de mais ou menos 35 anos e ele saberá contar como foi esse dia. Um grande acontecimento que viria a dar origem a um esporte que trouxe diversos troféus e títulos para nossa cidade, mas além disso, cumpriu o que talvez seja a maior função do esporte: Contribuiu na formação do cidadão.
Surgiam então as primeiras equipes jordanenses, a Bike Gangs e a SP 50 e posteriormente, já em 1992 a Equipe de Bicicross de Campos do Jordão filiada ao Caçapava Bicicross Clube, e em 1995 o Campos do Jordão Bike Clube e atualmente a Associação de Ciclismo de Campos do Jordão.
Campeões! Mas sempre longe de casa.
Até hoje 30 anos se passaram, e nossos pilotos participaram de inúmeras provas oficiais e campeonatos, porém, sempre em terras além fronteiras jordanenses, muitos deles subindo ao pódio entre os melhores em inúmeras ocasiões e assim sendo conquistaram e continuam conquistando até os dias de hoje títulos, troféus e medalhas.
“Bicicross, esporte radical da era moderna, que se pratica em circuito fechado, com a presença emocionante de um público que vibra e alegra o espetáculo. Esporte que mexe com a platéia, dispara o coração dos pilotos e faz subir a adrenalina dos pais.” José Gonçalves
Trinta anos se passaram, jamais conseguimos reconstruir uma pista de Bicicross que cumprisse a contento seu papel.
Abaixo fotos da Inauguração da 1ª Pista de Bicicross de de Campos do Jordão – 1984
Fotos: Manoel Correia