Bicicross de Campos do Jordão 1984 / 2014 – 30 anos de lutas, conquistas e glória

Pergunte para um Jordanense com mais de 35 anos. Ele ira legendar essa foto.

Campos do Jordão-SP, cidade em condições climáticas ideais para a prática desse esporte.

Santa Mônica (EUA) 1969, surgi o bicicross, através de um grupo de adolescentes que se reuniam e tentavam fazer com suas bikes as mesmas manobras que os pilotos de motocross faziam.

Mas foi em 1984 que Campos do Jordão entrou nessa história, a Equipe BMX Monark inaugurava em Campos do Jordão, aquela que seria uma das primeiras pista de Bicicross do Brasil, com a presença de renomados pilotos pioneiros do BMX nacional.

JornalPergunte a qualquer jovem jordanense com idade de mais ou menos 35 anos e ele saberá contar como foi esse dia. Um grande acontecimento que viria a dar origem a um esporte que trouxe diversos troféus e títulos para nossa cidade, mas além disso, cumpriu o que talvez seja a maior função do esporte: Contribuiu na formação do cidadão.

Surgiam então as primeiras equipes jordanenses, a Bike Gangs e a SP 50 e posteriormente, já em 1992 a Equipe de Bicicross de Campos do Jordão filiada ao Caçapava Bicicross Clube, e em 1995 o Campos do Jordão Bike Clube e atualmente a Associação de Ciclismo de Campos do Jordão.

Campeões! Mas sempre longe de casa.

Até hoje 30 anos se passaram, e nossos pilotos participaram de inúmeras provas oficiais e campeonatos, porém, sempre em terras além fronteiras jordanenses, muitos deles subindo ao pódio entre os melhores em inúmeras ocasiões e assim sendo conquistaram e continuam conquistando até os dias de hoje títulos, troféus e medalhas.

“Bicicross, esporte radical da era moderna, que se pratica em circuito fechado, com a presença emocionante de um público que vibra e alegra o espetáculo. Esporte que mexe com a platéia, dispara o coração dos pilotos e faz subir a adrenalina dos pais.” José Gonçalves

Trinta anos se passaram, jamais conseguimos reconstruir uma pista de Bicicross que cumprisse a contento seu papel.

Abaixo fotos da Inauguração da 1ª Pista de Bicicross de de Campos do Jordão – 1984
Fotos: Manoel Correia

 

 

This post will expire on Tuesday November 3rd, 2015 – 9:50pm.

Cavaleiro olímpico realiza clínica de salto em Campos do Jordão

Cursos Gratúitos Senac Campos do Jordão

Que tal estudar de graça numa das escolas mais legais de Campos do Jordão? Inscrições abertas para cursos gratuitos no SENAC!