Em Campos do Jordão, mais de 30 homens combatem o fogo na região do Horto Florestal

Foto: Tiago Carneiro

Bombeiros trabalharam em 4 frentes para conter fogo na região do Horto Florestal em Campos do Jordão nesta terça-feira (7).

Equipes formadas por mais de 30 homens entre Bombeiros, Defesa Civil e voluntários do parque estadual estiveram mobilizadas durante todo dia de hoje para combater os focos de incêndio na região do Horto Florestal de Campos do Jordão.

A equipe se organizou em quatro frentes de trabalho para combate em quatro focos distintos de incêndio em vegetação natural pelo município de Campos do Jordão.

As equipes atuaram no combate terrestre pela Estrada do Torto, a referência é o Condomínio Alpes de Campos do Jordão; Combate terrestre pela Floresta da Campista, verificando a possibilidade de apoio dos brigadistas do Horto; Combate terrestre em área rural; Combate terrestre no Mirante da Ferradura, na Estrada do Fojo.

Os pontos foram distribuídos conforme coordenadas do sobrevoo do Helicóptero Águia.

Após 6 horas de combate, em todos os focos restaram muita fumaça e pouco fogo mas as equipes estão sendo remanejadas no terreno conforme surgem outros focos.

Incêndio também atingiu a área do Horto Florestal de Campos do Jordão.

No Parque estadual de Campos do Jordão,  o incêndio começou às 14:30 e foi combatido durante toda a tarde deste feriado. Segundo Diego lustre, Diretor no Parque, todo o topo da trilha Celestina está queimado.

Estiagem exige cuidados e consciência por parte das pessoas

Em época de estiagem ocorrem muitos incêndios florestais e a conscientização das pessoas é fundamental para a preservação do meio ambiente.

Segundo Wander Vieira, coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, “para evitar o incêndio em cobertura vegetal não se deve jogar lixo, bituca de cigarro, garrafas de vidro, bem como materiais combustíveis próximos à vegetação”.

Quem possui residência nestas regiões, procure estabelecer medidas preventivas, deixando sempre a vegetação afastada de sua residência, por meio de corte do mato ou implementação de barreiras de proteção.

This post will expire on Friday September 10th, 2021 – 7:40pm.

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

Olímpico passa por Campos do Jordão e da um “rolê” na pista de BMX “José Gonçalves”

A mistura nefasta que pode causar os incêndios na mata