Receita federal deflagra operação “finto lusso” em Campos do Jordão

Operação apreendeu cerca de 4 milhões de reais em bolsas relógios e roupas falsas

A Receita Federal deflagrou nesta terça-feira, 04 de julho, a operação Finto Lusso, realizada em shoppings de alto padrão em Campos do Jordão/SP. A informação é do Jornalista Cláudio Borges que diz ainda que a operação teve como foco fiscalizar lojas que vendem produtos de luxo, como bolsas, relógios e vestuário em geral. O objetivo foi verificar a regularidade fiscal de tais produtos, bem como apurar se eles são originais ou falsificados, fruto de eventual prática de contrabando.

“Foram visitadas 5 lojas em Campos do Jordão. Em algumas delas, cerca dde 30% dos produtos eram irregulares. Devido ao alto valor dos produtos comercializados, a apreensão atingiu R$ 4 milhões em valor de mercado totalizando 208 sacos de mercadorias. Já foram previamente identificados produtos falsificados sendo vendidos por mais de R$ 5 mil a unidade”, afirmou, Alan Towersey, chefe da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal do Brasil na 8ª Região Fiscal. Segundo ele, a operaçao foi defalgrada após a Receita Federal receber uma denúncia anônima. 

O nome da operação faz alusão à expressão em italiano que significa “luxo falso”. Isso porque as próprias vendedoras das lojas fiscalizadas admitem a seus clientes que suas bolsas seriam falsificadas e produzidas na Itália.

De acordo com a Receita, essa prática acaba lesando comerciantes, importadores e produtores brasileiros que atuam na legalidade, subtrai empregos legítimos e sonega tributos, que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos. Além disso, o comércio de produtos falsificados alimenta toda uma rede do crime organizado, gerando consequências ainda mais danosas para a sociedade. 

Além da perda das mercadorias apreendidas, os responsáveis serão representados pelo crime de contrabando e por outros que possam ser identificados no curso dos processos administrativos.

:

Chef Anouk Migotto, do Restaurante Donna Pinha lança livro Donna Mantiqueira. (Foto: Adriana Rebouças)

Chef Anouk Migotto abre o tradicional “Cozinhando com Palavras” agora em Campos do Jordão

Orquestra Filarmônica de Minas é um dos destaques do Festival de Inverno de Campos do Jordão