As constantes chuvas dos últimos dias já causam estragos em Campos do Jordão. Segundo a Defesa Civil duas família já foram removidas nesta sexta-feira de suas casas na Vila Paulista Popular e no Jardim Sumaré devido a desbarrancamentos que colocaram as residencias em situação de colapso.
Dez pessoas estão abrigadas na Escola Luiz Oliveira Duarte, o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Desenvolvimento estão dando o necessário suporte as famílias.
Leia também: CHUVA EM CAMPOS DO JORDÃO: Advogado e neto são soterrados em desmoronamento // Passam bem.
Outras diversas ocorrências foram registradas pela Defesa Civil especialmente durante toda sexta-feira (15) como queda de arvores, deslizamento de barrancos entre outras de menor porte.
Segundo o Jornalista Claudio Borges da Radio Emissora Campos do Jordão um desbarrancamento ocasionou a queda de 2 arvores no bairro Santa Cruz sob a fiação pública causando interrupção no fornecimento de energia elétrica na noite dessa sexta-feira.
Famílias em áreas de risco
Em Campos do Jordão cerca de 4 mil pessoas moram em áreas de risco nos mais diversos bairros da cidade, inclusive em bairros nobres o que ocorre devido a geografia montanhosa do município. O que difere é a dimensão do risco, bairros mais carentes com residencias mais frágeis correm maior risco de tragedias com a alta incidência de chuva.
Alto índice de chuva acumulada e Previsão do Tempo
Segundo o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o índice acumulado de chuva nas últimas 24 horas em Campos do Jordão é de 55,6 mm, já o acumulado dos últimos 7 dias ultrapassa 150 mm, foi essa sexta-feira (15) o dia mais chuvoso da ultima semana.
A Previsão do Tempo para os próximos dias é de mais chuva até a próxima terça-feira (19), e somente na quarta-feira (20) a previsão de de uma trégua com o tempo se mantendo parcialmente nublado com sol entre poucas nuvens.
Defesa Civil em Alerta
A Defesa Civil opera em sistema de alerta máximo e a cidade já acumula um índice de chuva em alguns locais de mais de 110 mm o que requer atenção das famílias.
É importante que a população fique atenta. Se houver postes ou árvores inclinadas, rachaduras em paredes e estalos, acionem imediatamente para o plantão da Defesa Civil pelo fone 199.
Acompanhe as notícias de Campos do Jordão.
Fotos: Wander Vieira – Defesa Civil Campos do Jordão