Campos do Jordão retoma ajuda à quem quer emagrecer e parar de fumar

Encontros gratuitos contarão com equipes multidisciplinares

Quem quer emagrecer ou parar de fumar tem uma oportunidade imperdível em Campos do Jordão. A cidade retomou nesta semana, os encontros presenciais de grupos de apoio.

Estar no peso certo é sinal de qualidade de vida!

O programa de apoio ao combate a obesidade teve início em 2.017, foi pausado durante a pandemia e teve seu retorno na quarta-feira, 6 de outubro.

Nos encontros, os pacientes são monitorados com relação ao peso, circunferência abdominal, pressão arterial e IMC (Índice de Massa Corpórea). A reunião é conduzida por uma equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde de Campos do Jordão, através do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família.

Nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta, discutem com o grupo os resultados e caso seja necessário, os pacientes são encaminhados para acompanhamento médico. O público alvo são pessoas que estão com IMC (Índice de Massa Corporal).

Liderado pela nutricionista Larissa Moraes Pereira, o grupo também será acompanhado pelo médico endócrino Dr. Francisco Finamor, que faz parte do Nasf e a médica Dr. Melina, também endocrinologista.

Esporte é saúde!

A partir desta edição o programa terá a parceria com a Secretaria Municipal de Esportes para que sejam realizados exercícios físicos no Centro de Esportes localizado na antiga ACM.

Durante os encontros serão seguidos todos os protocolos sanitários para Covid-19. Os pacientes que participarão do grupo terão que apresentar a carteira de vacinação COVID-19 e será obrigatório o uso de máscara e álcool em geral. Durante a permanência as cadeiras estarão separadas.

Excelentes resultados alcançados

Desde 2.017, quando teve seu início, os participantes atingiram resultados bastante animadores: 87% dos participantes conseguiram atingir o peso ideal e 93% mudaram os seus hábitos, estendendo a reeducação alimentar para toda a família, conquistando melhor qualidade de vida, com prática de atividades físicas.

Xô cigarro!

Parar de fumar não é nada fácil, mas fazer isso ao lado de quem está enfrentando o mesmo desafio e ainda contar com o apoio de uma equipe de saúde tornam esse processo bem menos penoso. Para quem deseja abandonar o vício, a Prefeitura de Campos do Jordão, através da Secretaria Municipal de Saúde, oferece o Programa de Combate ao Tabagismo.

O hábito de fumar é considerado uma doença, devido à dependência da nicotina e os problemas advindos pelo fumo, o que torna o hábito uma questão de saúde pública.

Motivação para começar e apoio para continuar.

Para participar do grupo a pessoa que estiver motivada a deixar o cigarro deverá procurar o CAPS, toda segunda feira, as 16:00. Inicialmente será feito o acolhimento, que tem por objetivo avaliar o nível de motivação do participante e o grau de conscientização da dedicação necessária para deixar o vício, informando de todos os passos do tratamento.

Após avaliação será encaminhada a consulta médica imediata aqueles que já estiverem decididos a parar de fumar. Os pacientes serão encaminhados ao grupo que estará acontecendo, também as segundas feiras, às 17h30.

Uma equipe multidisciplinar a disposição

São encontros realizados por um grupo multidisciplinar, coordenado pela Psicóloga Solange de Sicco, que conta com dentista, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo qualificados sobre tema. Estes profissionais de saúde estarão atendendo ao grupo nos primeiros 4 encontros que serão semanais. Os próximos encontros acontecerão mensalmente até completar 1 ano, quando o paciente pode se considerar de fato ex tabagista.

Os fumantes contarão ainda com uma técnica de enfermagem que estará em todos encontros, monitorando a saúde dos participantes, controlando peso e pressão arterial.

Além do apoio de profissionais, aqueles que querem deixar o vício contam ainda com suporte de medicamento que são distribuídos gratuitamente de acordo com a orientação médica. As pessoas que participam do grupo de tabagismo também têm atendimento odontológico preferencial.

Pela saúde e bem-estar

O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo mundo, sendo responsável pela maioria dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis e por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema). Além disso, o fumo é um dos maiores causadores de diversos tipos de câncer, como de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado.

Os interessados em participar do grupo antitabagismo de comparecer ao CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) na Av Tassaburo Yamaguchi, S/N Bairro: Vila Matilde , toda segunda feira, as 16h:00

This post will expire on Friday October 22nd, 2021 – 9:08pm.

Delegacia de Campos do Jordão é interditada por problemas estruturais no prédio

Hotel Toriba tem programação especial no mês das crianças e propõe interação familiar