Carnaval em São José dos Campos gera impacto econômico na região

Associados da Destination SJC comemoram alta das vendas durante o feriado

As notas de samba já começaram a se dissipar e os confetes já foram varridos depois de vários dias de folia em São José dos Campos, mas a economia fica com toda a alegria da festa. Este ano, a cidade testemunhou um aumento no turismo e um aquecimento na economia, graças aos foliões.

Para Mauricio Guisard, presidente da Destination São José dos Campos, entidade sem fins lucrativos dedicada à promoção da hospitalidade e eventos na região, o Carnaval é mais que uma festa, é um impulso vital para a comunidade. “Este ano foi especialmente significativo, não apenas pela alegria contagiante que trouxe às ruas, mas também porque vimos uma grande participação de turistas e moradores locais. Nós da DSJC ficamos orgulhosos de ver a comunidade se unindo para celebrar essa festa tão importante para a nossa cultura e economia local”, disse.

Uma das estrelas deste Carnaval foi o Bloco Galinha D’Angola, fundado em 2014 pelo Parque Vicentina Aranha, que completou 10 anos de folia neste ano. O bloco, com seu objetivo de resgatar as marchinhas e a atmosfera autêntica do carnaval de rua, atraiu uma multidão de aproximadamente 35 mil pessoas para os arredores do parque, criando memórias inesquecíveis e fortalecendo o tecido cultural de nossa cidade.

“Devido ao bloco Galinha D’Angola e outras festividades nos arredores, nosso impacto econômico foi bastante positivo. As vendas aumentaram cerca de 30% nos dias de Carnaval. Foram dias extremamente movimentados com um público bom. Só tenho elogios”, comemora Ricardo Sampaio de Alcântara, gestor do bar Disk Me Disse, localizado em frente ao Vicentina Aranha.

Mas não foi somente nos arredores do parque que as vendas tiveram uma alta. Wesller Alvarenga Portela, o Lelo, da cervejaria Three Lions no Chácaras Reunidas, também comemora o crescimento carnavalesco. “Tivemos aproximadamente 15% de aumento nas vendas, quando comparamos com o mês de janeiro”, disse.

Projeções

Em 2023, o primeiro ano com folia de verdade depois da pandemia, o Carnaval gerou mais de 8 bilhões de reais em receita em todo o país, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Para 2024, a estimativa de crescimento foi de 10%, batendo a marca dos 9 bilhões de reais.

Segundo dados da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, a estimativa era que 30 milhões de reais seriam injetados na economia local e uma previsão de mais de 4 mil vagas temporárias geradas durante a festança. Setores como moda e beleza estariam particularmente beneficiados, refletindo as oportunidades geradas pela festa.

“A Destination São José dos Campos continua empenhada em promover oportunidades que fortaleçam a identidade cultural e econômica da nossa região, para destacar o que São José dos Campos tem de melhor: sua diversidade, sua energia e seu potencial de crescimento”, finaliza Guisard.

Artista premiado compartilha técnica centenária de Xilogravura em evento exclusivo

Descubra os segredos naturais de Campos do Jordão: Aventuras que despertam sua alma exploradora