Casa da Xilogravura, museu único em seu gênero no Brasil

A casa da xilogravura foi aberta ao público em 17 de julho de 1987

Situada em Campos do Jordão, Estado de São Paulo, está sedimentada em prédio construído em 1928, que abrigou anteriormente o Mosteiro de S. João, de monjas beneditinas, e hoje é sede da Editora Mantiqueira. Faz frente para a Av. Eduardo Moreira da Cruz 295 e esquina para a praça da igreja de Nossa Senhora da Saúde, bairro de Jaguaribe. Nesse bairro, local densamente carregado de história, nasceu em 1874 a cidade de Campos do Jordão e, nessa praça, foi edificada a primeira capela (1885), depois de substituída pela igreja atual.

Como seu nome indica, a Casa da Xilogravura é um museu que tem por objetivo preservar e divulgar xilogravura, isto é, a gravura impressa com o uso de uma matriz de madeira. É o único local, no Brasil, em que o público pode ver permanentemente em 30 salas, toda a história da xilogravura brasileira direto de obras originais expostas. Ademais, partindo da xilografia, o Museu também introduz o visitante no universo da impressão gráfica em geral, expondo litografia, linotipia, calcogravura, rotogravura, ofsete, serigrafia, estamparia de chitas, etc. Além de exposições temporárias, a Casa da Xilogravura promove cursos e produz outros eventos de natureza cultural.

A Casa da Xilogravura possui um acervo de milhares de xilogravuras, de mais de 1700 artistas brasileiros e estrangeiros; conta também com centenas de objetos diversos (clichês, cartazes, folhetos, matrizes, instrumentos, máquinas, amostras de madeira, etc.). Dispõe de biblioteca especializada com 2.000 livros, além de coleções de jornais, revistas, folhetos de cordel e outros impressos. No jardim, há um pequeno monumento de concreto que marca o local onde restarão para sempre os despojos de Chiquinho, cão que inspirou o logotipo da Editora Mantiqueira, mantenedora do Museu.

Como a Universidade de São Paulo será herdeira “post mortem” do acervo, bem como dos prédios em que o Museu se encontra instalado, já é mantido um intercâmbio técnico com a USP, por meio de uma comissão de especialistas, nomeado pelo Pró-Reitor de Cultura da Universidade.

Fundada e até hoje dirigida por Antonio Fernando Costella e tendo como Diretora Técnica Leda Campestrin Costella, a Casa da Xilogravura é mantida pela Editora Mantiqueira de Ciência e Arte Ltda.

Serviço:

A Casa da Xilogravura está aberta ao público das 9 às 12 e das 14 às 17 horas diariamente, de 5ª. a 2ª. feiras. (Fecha terças e quartas-feiras)

Entrada: R$ 20,00

Meia entrada: R$10,00 (Idosos, professores e estudantes com carteirinha pagam meia entrada)

Grátis para menores de 12 anos e grupos previamente agendados de escolas gratuitas.

Endereço: Av. Eduardo Moreira da Cruz, nº 295 – Vila Jaguaribe

Campos do Jordão – SP

Contato: (12) 3662 1832

Site: www.casadaxilogravura.com.br

Facebook: www.facebook.com/casadaxilogravura/

E-mail: [email protected]

 

Governador decreta gratuidade nos transportes para idosos acima de 60. Saiba se a medida vale para os bondinhos de Campos do Jordão!

Homem é resgatado após cair de torre de seis metros de altura em Campos do Jordão