CenterVale realiza mostra com peças do Memorial Aeroespacial Brasileiro 

“Expo 150 Anos Santos Dumont”, que será realizada em outubro, celebra a importância da Aviação no cenário brasileiro e regional.

O CenterVale Shopping convida os clientes a embarcarem em uma viagem pela “Expo 150 Anos Santos Dumont”. O evento, que tem entrada gratuita e acontece dos dias 2 a 17 de outubro, na Praça de Eventos do Piso Vale, vai reunir 24 itens que resgatam um pouco da história da Aviação e comemoram o Mês da Asa, Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (23/10). Foi nessa data que Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com o 14-Bis, o primeiro artefato mais pesado que o ar que voou. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

As peças da mostra pertencem ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), sediado em São José dos Campos.  Inaugurado em 19 de fevereiro de 2004, é um espaço voltado à preservação da história do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Berço da indústria brasileira aeroespacial, o DCTA é um dos importantes centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento do segmento na América Latina, então não por acaso seu espaço é um dos pontos da cidade que abastece o Turismo na região, remetendo à valorização de importantes marcos tecnológicos para o setor.

Parte da exposição, que é inclusiva, vai exibir vídeos com legendas, tradução em libras e espaço adequado para pessoas com mobilidade reduzida.

Os clientes que seguirem o @centervaleshopping no Instagram e baixarem o app poderão resgatar o cupom que dará direito a fotos dentro da réplica do 14 Bis. Um ator caracterizado de Santos Dumont também fará interações com o público durante o período da exposição.

De acordo com a produtora cultural e curadora, Carla Rocha, pela primeira vez será apresentada em um centro de compras do Brasil uma exposição nesse formato.  “A intenção é levar uma experiência encantadora ao público do shopping, com peças interativas, personagem, espaço instagramável e muito conhecimento.”

Particularidades da exposição

Além de veículos, a exposição apresenta fotos, recortes de jornais e documentos que marcaram época. Entre os itens que mais despertam a curiosidade e estarão presentes na mostra itinerante, destacam-se uma réplica do avião 14 Bis e carros feitos de fibra de bananeira, juta, um solar e outro voador.

O 14 Bis, também conhecido como Oiseau de Proie (Ave de Rapina), era feito de madeira, bambu e seda japonesa nas asas. Por causa dessa matéria prima, o avião era leve: pesava cerca de 260 kg. O motor que fez o 14-Bis voar foi um Antoinette náutico de 50 cavalos-vapor (kW) de potência movido a gasolina e refrigerado a água. Ele tinha 8 cilindros em “V” que geravam 1.500 rotações por minuto. Ao contrário de como os aviões são conhecidos hoje, as asas ficavam na parte traseira da aeronave, num conceito de voo conhecido como canard (pato), pois os profundores estão localizados adiante das asas, o que dá a ideia de que o avião está voando “ao contrário”.

Já o Poubel foi o primeiro carro de fibras de juta do mundo, projetado e construído por alunos do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de 1987 a 1994, sob orientação do professor Hazim Ali Al-Qureshi.  Devido a diminuição de peso proporcionada pela juta em relação ao metal, o consumo de combustível diminuiu cerca de 15%. Por ser uma fibra de origem vegetal, o descarte da carroceria geraria pouquíssimo impacto ambiental em virtude da fibra de juta ser biodegradável, destacando a importância do emprego de materiais renováveis para a preservação do meio ambiente e o baixo custo dos materiais empregados. Os recursos para o projeto – cerca de US$ 1.500 – foram doados pelo Instituto de Fomento à Produção de Fibras Vegetais da Amazônia. O nome dado ao veículo é uma homenagem ao ex-aluno do ITA, Marcos Poubel, falecido em um acidente automobilístico com um Passat 79, doado pela família e utilizado no projeto. O professor Hazim também foi o responsável pelo Manacá, carro feito de fibra de bananeira, que chegou a ser apresentado pela revista Quatro Rodas.

O carro solar foi projetado e construído por 6 engenheiros do ITA das turmas de 1974 e 1986. O projeto visou a participação em 1996 na 4a edição do World Solar Challenge, competição de carros solares na Austrália. Após 2 anos de desenvolvimento do veículo a equipe participou da competição terminando em 2º lugar na categoria de equipes particulares e 18° lugar na colocação global, tendo como adversários diversas indústrias automobilísticas, como a Honda, Toyota, Mitsubishi,e várias universidades da Europa, Ásia e América do Norte, em um total de 57 competidores.

Por fim, o carro voador, conhecido como “Convertiplano”, foi o primeiro projeto aeronáutico do DCTA. Idealizado e conduzido pela equipe liderada pelo professor Henrich Focke, durou 5 anos (de 1951 a 1956). O Convertiplano era uma aeronave capaz de decolar na vertical, como se fosse um helicóptero, e de se deslocar para a frente até 500 km/h, como se fosse um avião a hélice. Os comandos de voo foram concedidos para atuarem como cíclico e coletivo, no modo helicóptero, e como manche e pedal convencional no modo avião. Porém o Convertiplano tornou-se inviável, pois a carga útil resultante (piloto, combustível e carga) passou a ser inferior a 300 kg.

“Além do DCTA, São José dos Campos abriga a Embraer, o ITA e muitos pólos de tecnologia aeroespacial. Essa exposição vem de encontro a pilares importantes do CenterVale, que são a inovação, sustentabilidade, o resgate da história e cultura nacionais”, pontuou o Gerente de Marketing, André Santi.

Serviço:

“Expo 150 anos Santos Dumont”
Período: 02 a 17/10
Horário normal de funcionamento do shopping
Horários para ativação de cupons no app:
Segunda a sexta- das 12h às 21h
Sábado das 10h às 22h
Domingo e feriado- 12h às 21h

Entrada Gratuita

Sobre o CenterVale Shopping

Inaugurado em 28 de maio de 1987, o CenterVale Shopping foi o primeiro grande centro comercial do Vale do Paraíba e dispõe de um mix completo e qualificado integrado por mais de 240 lojas em aproximadamente 48 mil m². Desde 2008 administrado pela Ancar Ivanhoe, uma das maiores plataformas de shopping centers do país, o empreendimento recebe uma média de 10 milhões de pessoas por ano e foi eleito pela quinta vez consecutiva o shopping Top of Mind da região pela pesquisa IBOPE. A localização privilegiada, a presença de marcas exclusivas, as mais de 23 iniciativas de sustentabilidade e as ações de entretenimento realizadas mês a mês fazem com que o CenterVale Shopping tenha um vínculo emocional com o público que o torna único em sua essência.

Eleitos os Conselheiros Tutelares de Campos do Jordão para o quadriênio 2024 a 2028

Santuário Nacional de Aparecida

Confira a Programação do feriado da padroeira no Santuário Nacional de Aparecida