Chef de Campos do Jordão conquista 3º lugar em concurso da Melhor Fondue do Brasil. E nos deu a receita!

Campos do Jordão tem mais um motivo para se orgulhar de sua gastronomia! O Chef de Cozinha Luiz da Rocha, representando a cidade, foi finalista e conquistou o 3º lugar no 2º Concurso da Melhor Fondue do Brasil, realizado durante o 3º Mundial do Queijo do Brasil.

O evento, organizado pela SertãoBras e Guilde des Fromagers, aconteceu no Teatro B32, localizado na Praça da Baleia, em São Paulo, no dia 11 de abril de 2024. A premiação ocorreu no dia seguinte, no Palácio dos Bandeirantes, também em São Paulo.

Com os ingredientes da Mantiqueira eu quis valorizar a região, afinal, somos a Suíça brasileira. Temos ótimas vinícolas e queijarias. disse o chef premiado.

Na competição, os participantes tinham o desafio de preparar e apresentar uma fondue de queijo, utilizando o Gruyère DOP como ingrediente obrigatório, representando 50% do queijo utilizado na receita. Luiz da Rocha decidiu representar a Serra da Mantiqueira em sua criação, contando com o apoio da Vinícola Villa Santa Maria e da Queijaria do Jordão.

Sua receita, intitulada “Fondue da Mantiqueira”, encantou os jurados com a combinação única de sabores e ingredientes de qualidade. Além disso, o Chef respeitou a tradição suíça, um ponto destacado durante a abertura do concurso por Fabien Clerc, Consul Suíco do Turismo no Brasil.

O prêmio de 3º Melhor Fondue do Brasil não apenas reconheceu o talento culinário de Luiz da Rocha, mas também promoveu a reputação de Campos do Jordão como referencia de gastronomia de qualidade. O Governador Tarcísio Freitas entregou o prêmio ao Chef, com a promessa de uma visita para provar a premiada fondue.

Confira a receita do “Fondue da Mantiqueira” do Chef Luiz da Rocha:

Ingredientes:

  • 500g de Queijo Gruyère DOP
  • 320g de Queijo de Lobato (Queijaria do Jordão)
  • 180g de Queijo Cabral (Queijaria do Jordão)
  • 300ml de Vinho Branco Brandina Sauvignon Blanc (Vinícula Villa Santa Maria)
  • 3 dentes de alho
  • 3 folhas de louro
  • 10 galhos de tomilho fresco
  • 1 colher de sopa de pimenta da Jamaica
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 colher de chá de noz moscada

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela, reduza pela metade o vinho, o alho, o louro, o tomilho e a pimenta da Jamaica em fogo médio.
  2. Rale os queijos Gruyère DOP, Lobato e Cabral, e misture com o amido de milho e a noz moscada.
  3. Coe a redução de vinho e especiarias e leve ao fogo baixo, adicionando os queijos aos poucos e mexendo com um fouet até derreter completamente.
  4. Quando estiver pronto, sirva e aproveite essa deliciosa fondue da Mantiqueira!

 

 

Inscrições abertas para curso de Promotoras Legais Populares em Campos do Jordão

São José Ciclismo conquista 11 medalhas no GP Challenge