Fotos: Guiacampos.com – Ricardo Gonçalves
Não chegou a uma hora de chuva intensa, mas foi o suficiente para alagar grande parte do eixo central de Campos do Jordão.
Menos de uma hora de chuva intensa foi o suficiente para alagar grande parte do eixo central de Campos do Jordão na tarde dessa segunda-feira. Na região da Vila Fracalanza, local que tradicionalmente sofre com alagamentos, a água subiu mais de 1 metro, causando prejuízos e enorme transtorno para comerciantes e população.
O temporal aconteceu por volta ds 13h30 e não durou mais de 30 minutos. Segundo dados do CEMADEN o nivel do Rio Capivari, que corta a cidade de Campos do Jordão subiu mais de 2 metros.
Desmoronamentos e quedas de árvores
A Defesa Civil registrou até o momento 20 ocorrências: 5 inundações, 10 escorregamentos de terra e 5 quedas de árvores.
Os escorregamentos de terra aconteceram na Vila Lolly, Vila Nadir, Vila Sodipe e Britador. Em três casas ( na Vila Nadir e Britador), os muros cederam e acabaram atingindo as residências. Não houve vítimas, mas a Defesa Civil interditou as casas e as famílias foram abrigadas por parentes.
Choveu em toda a cidade, mas o índice maior de chuva foi na Vila Nadir e no bairro Britador. No eixo central houve transbordamento do rio e alagamento em diversos pontos, paralisando o trânsito.
A equipe de contingência da Prefeitura, formada pelas Secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente, Informação e Defesa do Cidadão, Defesa Civil e Guarda Municipal está trabalhando desde o início das ocorrências para liberar as vias públicas atingidas, atender aos chamados e direcionar o trânsito.
Previsão do Tempo e recomendações da Defesa Civil
Há previsão de chuvas com trovoadas para pelo menos mais dois dias segundo weather.com e a defesa civil faz as seguintes recomendações:
– Para quem mora próximo a encostas e áreas com risco de deslizamento, a recomendação mais importante é ficar atento a qualquer movimentação no solo. Sejam rachaduras, grades ou postes se movendo ou água corrente com mais barro que o normal. Se algum destes itens for percebido, a recomendação é ligar imediatamente para a Defesa Civil no telefone 199 e sair de casa.
– Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
This post will expire on Monday March 13th, 2017 – 4:26pm.