Cidades como Campos do Jordão se tornam refugio para quem foge da onda de calor

Áreas verdes e com bastante fluxo de água como o Parque da Lagoinha contribuem para melhorar o conforto térmico

Parque da Lagoinha, um dos principais atrativos turísticos da cidade. Foto: Rafael Marcandali

Algumas localidades privilegiadas passam mais confortavelmente por esta onda de calor que atinge o Brasil, é o caso de Campos do Jordão na Serra da Mantiqueira, conhecida por suas baixas temperaturas e charme serrano. A cidade no Alto da Serra da Mantiqueira bateu recorde histórico de temperatura na ultima terça-feira (14) atingindo 31 graus, mas e comparado com a maioria das cidades é uma temperatura bem mais amenas.

A onda de calor continuará pelo menos até o próximo domingo, atingindo seu pico no sábado (18). No entanto, Campos do Jordão se mantém como um refúgio para aqueles que desejam escapar das altas temperaturas e desfrutar de um clima um pouco mais ameno.

Outra cidade da região que é também um refugio, é Santo Antônio do Pinhal, ainda que seja um pouco mais quente que Campos do Jordão.

Cuidados Necessários

Para proteger sua saúde do calor extremo, é crucial manter-se hidratado. Beber água regularmente é a ferramenta mais eficaz para prevenir os efeitos negativos do calor.

Além disso, é importante evitar exposição prolongada ao sol e permanecer em locais muito quentes e fechados. Ventiladores e ar condicionado podem ajudar a manter a temperatura ambiente confortável.

Evite atividades físicas e exposição ao sol entre as 10h e as 16h, pois esse é o período mais quente do dia. Se você toma medicamentos para a circulação ou problemas cardíacos, consulte um médico para ajustar as doses, a fim de evitar quedas na pressão arterial.

Use roupas leves e protetor solar, especialmente se sua pele é clara. Ao realizar atividades físicas, opte por atividades de baixo impacto e, se possível, faça-as à sombra. Não se esqueça de beber bastante água durante os intervalos.

Quanto à alimentação, prefira refeições leves e ricas em frutas e legumesEvite o consumo de álcool, pois ele pode causar desidratação. Com esses cuidados, você pode desfrutar de dias quentes com mais segurança e conforto.

Feira de vinil na Gilmour BrewPub reúne mais de 5 mil discos, cerveja e atrações culturais

Rally promete reunir relíquias automotivas com atrativos turísticos da Mantiqueira