Cinema indiano em cartaz em Campos do Jordão durante o feriado prolongado de Tiradentes

O Motim - Um dos filmes que será exibido na mostra "Panorama do Cinema Indiano".
O Motim - Um dos filmes que será exibido na mostra "Panorama do Cinema Indiano".

O Cineclube Araucária promove em Campos do Jordão durante o feriado prolongado de Tiradentes a mostra “Panorama do Cinema Indiano” integrando a programação do projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão.

As produções que compõem a mostra “Panorama do Cinema Indiano” são: Black (de Sanjay Leela Bhansali), 3 Idiotas (de Rajkumar Hirani), O Motim (de Ketan Mehta) e Lunchbox (de Ritesh Batra).

Infantil A Lady e o Lobo que integra a programação da mostra
Infantil A Lady e o Lobo que integra a programação da mostra

Para a garotada, tem matinê no domingo (24), às 15h que exibirá A Lady e o Lobo (de Anthony Bell e Bem Gluck).

O projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão acontece com o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura e AMECampos (Associação dos Amigos de Campos do Jordão)Iniciado em fevereiro, prevê, até novembro, a realização de 20 mostras de cinema. Além das tradicionais mostras temáticas, a cada mês um país terá a sua filmografia exibida para o público jordanense, entre eles: Turquia, Brasil, Argentina, França, Canadá, China, continente africano e os já contemplados: Polônia, Irã e Índia.

A programação de 2016 inclui também uma série de Palestras e Seminários, visando à formação profissional de novos cineastas, com produção de curtas-metragens que serão o foco da segunda edição do Festival Curta Campos do Jordão, previsto para ocorrer em dezembro no antigo Cine Glória (atual Espaço Cultural Dr. Além). Outros destaques são a realização do 6º Encontro Cinemúsica de Campos do Jordão e da exposição Cinema Ilustrado: A Oitava Arte, ambos em julho, na sede da AMECampos.

Mostra de Cinema Indiano em Campos do JordãoO Cinema Indiano

O cinema indiano já tem mais espectadores que Hollywood. Seus atores não são ídolos só na Ásia, mas também na Europa, na África e até nos Estados Unidos. Bem-vindo à indústria cinematográfica que mais cresce no mundo. O cinema tem um papel forte na cultura indiana, desde a década de 1940, época em que o país se tornava independente da Inglaterra, e a telona ajudou a criar uma identidade nacional em um país cheio de culturas e religiões diferentes. Trinta anos depois, o cinema mostrou a insatisfação da população com o governo corrupto com filmes que exaltavam a violência e o crime, nos anos 70. Mas o boom começou mesmo na década de 90, quando veio a liberalização econômica e o país começou a crescer. A classe média emergiu com novos hábitos de consumo e valores. E o conflito de gerações foi inevitável. Não demorou para o cinema reproduzir esse dilema e criar uma nova fórmula de sucesso: os filmes de jovens lindos e ricos que se dividem entre o desejo individual e o casamento arranjado pela família. Funcionou. Hoje a Índia produz 1000 filmes por ano, em 20 das 22 línguas faladas no país (inglês incluído), contra 650 dos EUA. Em 2004, o número de espectadores de filmes de Bollywood alcançou 3,8 bilhões, ultrapassando pela primeira vez o público de Hollywood, formado por 3,6 bilhões de pessoas. O cinema indiano tornava-se o único Davi capaz de rivalizar com o Golias americano.

 

This post will expire on Sunday April 24th, 2016 – 10:46pm.

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

Alberto Simões que começou sua carreira como radialista em Campos do Jordão

Radialista Alberto Simões morre aos 67 anos em São José dos Campos

Festa do Pinhão de Campos do Jordão 1967

Festa do Pinhão de Campos do Jordão começou em 1961! Conheça a história.