Acima imagem ilustrativa de um equipamento de Raio X como os utilizados em Campos do Jordão na década de 1930
A ser inaugurado no próximo domingo (24) e aberto ao público na terça-feira (26), o Complexo Municipal de Saúde de Campos do Jordão irá contar com um Memorial da Saúde, espaço dedicado a memória da saúde do município, em especial mas não somente, ao Ciclo da Cura – período que conforme relatou o historiador Pedro Paulo Filho ocorreu entre 1874 e 1940 em que a cidade era uma estância de cura e destino de milhares de doentes de tuberculose que se curavam com o ar puro de Campos do Jordão boa alimentação e repouso.
O Memorial da Saúde de Campos do Jordão contará com parte do acervo do antigo Museu da Tuberculose, além de imagens e equipamento de valor histórico para o município.
A montagem esta a cargo da Secretaria de Cultura e coordenado pelo próprio secretario Benilson Toniolo e contará ainda com 20 painéis de fotografias antigas de Campos do Jordão do acervo de Edmundo Ferreira da Rocha.
Dentro do Complexo Municipal de Saúde de Campos do Jordão, o memorial ficará instalado numa sala onde anteriormente funcionou a escola de Enfermagem Baby Gonçalves.
Leia também: Entenda como funcionará o Hospital Municipal de Campos do Jordão que será inaugurado neste domingo (26)