Confira os destaques do 53o. Festival de Inverno de Campos do Jordão que começa no próximo final semana

Na programação artística em Campos do Jordão, destacam-se diversos concertos de renomadas orquestras

Começa no próximo final de semana, o tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão que traz vários destaques na sua 53a. edição que acontece de 1 até 30 de julho com 60 concertos ao todo.

Na programação artística em Campos do Jordão, destacam-se diversos concertos de renomadas orquestras, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, com seu Diretor Musical Thierry Fischer e o pianista britânico Stephen Hough, que se apresentará na abertura do evento, no dia 1º de julho, e também no penúltimo dia, em 29 de julho, nessa ocasião com a regente mexicana Alondra de la Parra e o violoncelista americano-brasileiro Gabriel Martins. A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, regida por Fabio Mechetti, celebrará os 150 anos de nascimento de Rachmaninov no dia 07 de julho. Já a Orquestra Filarmônica de Goiás, sob a batuta de Neil Thomson, apresentará um programa com compositores brasileiros no dia 15 de julho. O Coro da Osesp, com a maestra Sofi Jeannin, interpretará “Luzes do Ártico” no dia 22 de julho. E a Camerata Antiqua de Curitiba, com orquestra e coro, interpretará o oratório “Joshua”, de Haendel, no dia 28 de julho. Além dessas atrações, haverá uma variedade de grupos paulistas, como a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, a Orquestra Experimental de Repertório, a Orquestra do Theatro São Pedro, a Osusp, a Sinfônica de Campinas e a GRU Sinfônica.

No módulo pedagógico, o Festival contará com a participação de um total de 135 alunos e 42 professores. Os alunos bolsistas terão a oportunidade de experimentar duas semanas de prática orquestral e outras duas semanas de música de câmara. Nesta edição, serão recebidos dois renomados grupos camerísticos do Reino Unido: o Brodsky Quartet, que se apresentará com os alunos interpretando os 15 Quartetos de Cordas de Shostakovich, e o quinteto de sopros London Winds, que participará de atividades educativas e artísticas durante uma semana. Os maestros convidados para o evento serão Henrik Schaefer, originário da Alemanha, e Rebecca Tong, da Indonésia. Rebecca Tong encerrará a programação regendo a Orquestra do Festival, com a estreia mundial de uma obra de Rafael Marino Arcaro, além de apresentar a Quinta Sinfonia de Mahler.

Os bolsistas participarão de um programa que inclui a estreia no Brasil do Ballet Mécanique, de George Antheil, e Les Noces, de Stravinsky. Essas apresentações contarão com a participação do Coral Paulistano e de quatro pianistas, liderados pelo brasileiro Paulo Álvares, que vive na Alemanha. Além disso, os alunos de regência realizarão um concerto no Parque Capivari com a GRU Sinfônica. A Sala São Paulo também terá ótimos concertos aos fins de semana, como os da Orquestra do Festival (09 e 29 de julho, ambos transmitidos ao vivo no YouTube do Festival), das Filarmônicas de Minas Gerais (08 de julho) e de Goiás (16 de julho), e da Camerata Antiqua de Curitiba (29 de julho), entre outros.

Por fim, será realizada a entrega do famoso Prêmio Eleazar de Carvalho, que presta homenagem ao maestro fundador do Festival de Campos do Jordão e celebra o músico-bolsista mais destacado do evento.

O Hotel Toriba, parceiro do Festival há muitos anos, terá uma programação paralela com 16 concertos, que serão divididos entre o Palco Scenico e a Sala da Lareira.

O Festival de Inverno de Campos do Jordão acontece de 1 a 30 de julho e a programação estará distribuída entre as cidades de Campos do Jordão – com três palcos – e a Sala São Paulo. O Festival é realizado pela Fundação Osesp e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa.

Conselho Comunitário de Segurança de Campos do Jordão (CONSEG/CJ) convoca reunião mensal para discutir segurança da cidade

São José Basketball Feminino vence Bradesco e empata série final da Copa São Paulo