Campos do Jordão no Alto da Serra da Mantiqueira e Taubaté, anunciaram nesta sexta-feira (25) a volta da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção contra covid19 nos transportes públicos. O decreto do Prefeito Marcelo Padovan (PSDB), ainda recomenda a utilização da mascara em ambientes fechados. A cidade segue a recomendação do Governo do Estado de São Paulo.
Cresce o número de casos de covid-19 em todo o país, diz Fiocruz
O Boletim Infogripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta aumento da covid-19 entre os casos positivos de Síndrome Respiratória Grave Aguda (SRAG) em todo o país. O levantamento constatou que o crescimento é mais acentuado nos estados do Rio de Janeiro, Paraíba e São Paulo.
O estudo analisou o período de 13 a 19 de novembro e é referente à Semana Epidemiológica (SE) 46 e destaca que cada vez mais estados apontam para o aumento de casos graves de covid-19, que começou a partir do final de outubro e início de novembro. Na tendência de longo prazo (últimas seis semanas), 15 das 27 unidades federativas estão com esse cenário. De acordo com a Fiocruz, a gravidade está maior na população adulta e nas faixas etárias acima de 60 anos.
Medidas de Proteção
O coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, alerta para a necessidade de retorno do uso das máscaras e ciclo vacinal completo para frear o aumento de casos e impedir a forma grave da doença.
“Para diminuir a transmissão do vírus, é extremamente importante que a população retome o uso de máscaras adequadas em situações de maior exposição, como transporte público, locais fechados ou mal ventilados, aglomerações e nas unidades de saúde. Além disso, estar com a vacinação em dia é fundamental para diminuir o risco de agravamento da doença”, destaca Gomes que ainda alerta para o uso de “boas máscaras”.
“Importante que a gente retome o uso de boas máscaras, N95, PFF2, na ausência dessas, o uso de uma máscara cirúrgica por baixo de uma máscara de pano também melhora a capacidade de filtragem dessas outras máscaras em situações de maior exposição e risco de transmissão da covid”, explica o pesquisador.