Campos do Jordão e sua “não comunicação” com a imprensa

Não precisa ser um grande profissional de marketing ou de comunicação para saber a importância de se ter um bom relacionamento com a imprensa nos dias de hoje.

Seja qual for o ramo de atuação! Isso vale para o setor público,  para o setor privado e  especialmente para terceiro setor.

Mídia espontânea,  marketing de conteúdo,  press-release,  relacionamento com a mídia,  mais do que palavras bonitas de serem ditas em momentos oportunos, são ferramentas que se bem usadas pode significar o sucesso ou o insucesso de um negócio (ou um destino). E nem me refiro aqui aos órgãos públicos!  Estou falando de gente que estaria ganhando mais se estivesse evidenciada na mídia.

Há alguns anos trabalhando com mídia aqui nos Altos da Mantiqueira e o que notamos é uma NÃO COMUNICAÇÃO entre a cidade e os veículos de imprensa, sejam eles locais, regionais ou até mesmo nacionais e especializados.

Com raras exceções, o que observamos localmente é uma espera, que costuma ser quebrada em momentos de alta temporada ou grande visibilidade espontânea cidade, em época que naturalmente a imprensa já se interessa por Campos do Jordão.

Vale eu contar aqui um caso que aconteceu comigo mesmo.

Certa vez entrei em contato com uma organização local e pedi o Calendário de Eventos deles, para que pudéssemos publicar e com isso ajudar para que mais pessoas se interessassem por um destino repleto de acontecimentos. Tratavam-se de eventos de conhecimento publico, nenhum problema em divulgar… pelo menos assim pensava eu.

Pra minha surpresa, diferente do que aconteceria em qualquer outro lugar quando se oferece publicidade grátis – do que no fim das contas se tratava o que eu oferecia – eu recebi um sonoro não. Imaginei que a atendente estava mal orientada ou talvez não entendendo o meu pedido e perguntei se poderia me dar o contato da Assessoria de Imprensa deles. Ouvi outro não! “Não temos Assessoria, estamos para contratar uma.”

Deixei de lado o assunto mas não desisti de conseguir o calendário que deixaria nossa publicação mais completa. Tive oportunidade de dias depois encontrar o presidente da Organização e a ele fiz o mesmo pedido e contei o fato,  “Deixe comigo! Vou pedir pra lhe enviarem” disse.

Ainda bem que não esperei… estaria até hoje esperando. (Fato ocorreu há alguns anos! E acabei conseguindo por outras vias o tal calendário,  mas isso fica pra outro artigo!)

Consultei alguns colegas de imprensa, até para entender melhor pois talvez fosse só comigo o problema. Constatei que não,  a reclamação era, e continua sendo, de todos. Campos do Jordão não trabalha bem a imprensa.

Mas a boa notícia é que as coisas parecem estar “clareando” neste quesito aqui nos Campos do Jordão.

Neste final de semana, como noticiamos aqui no Guiacampos.com,  um grupo de blogueiros,  legítimos representantes de um novo mundo onde as barreiras são muito menores e fáceis de se transpor, estiveram visitando nossa cidade. São pessoas da imprensa,  foram convidados por uma menina visionária que entendeu a importância disso e, com apoio de empresarios do setor de turismo e da Secretaria de Turismo, não mediu esforços para trazer esses 18 formadores de opinião e mostrar à eles, na esperança de que eles mostrem pra muitos outros,  as belezas que temos e oferecemos à nossos visitantes.

Leia também: Grupo de Blogueiros de viagem visitam Campos do Jordão. É o 1º Campos Blog Trip!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

COMMENTS

  • Jarmuth Andrade - educador jordanense

    Parabéns a “essa menina”, gostaria de conhecer o nome para cumprimenta-la pela iniciativa, que é bem possível que não seja daqui.Se for jordanense, melhor ainda…significa que estamos evoluindo e deixando nossa era do ostracismo comunicativo e fazendo o que toda comunidade inteligente faz, se comunicando. Um dos graves problemas da Estância. ..todo mundo informa eventos, atividades, promoções, congresso, etc, nas vésperas do acontecimento ou muitas vezes, depois que já aconteceu…Raramente ficamos sabendo de alguma coisa que vsi acontecer com mais de uma semana de antecedência. Depois os Secretarios Municipais, os promotores de eventos e os organizadores de atvs reclamam que nós jordanenses não comparecemos….E olhe que eu me considero um jordanense bem informado, estou na internet todos os dias, tenho varias paginas e blogs onde procuro noticiar o que fico sabendo e ouço as rádios da Estância. Talvez o GuiaCampos.com possa conseguir trazer para os jordanenses um curso básico de comunicação e divulgação. Fica a sugestão. Parabéns pelo aeu artigo Ricardo Gonçalves!

  • Jarmuth Andrade - educador jordanense

    o GuiaCampos e o Site da Amecampos, sob sua supervisão também, são as grandes fontes de informações que encontramos na Estância. Parabéns!

Leave a Comment