Doutores e Professores: o esporte, da teoria passando à prática

Momentos de Glória do Nosso Esporte

Ao começar a escrever esta coluna, no início da década de 90, despretensiosamente tinha a intenção de mostrar à atual e futuras gerações de crianças e jovens, as conquistas e participação de clubes, diretores e amantes do esporte.

Não necessariamente grandes esportistas, tecnicamente falando.

O importante para é documentar um pouco o que ocorreu ao longo dos tempos no esporte jordanense.

Tanto é que hoje irei falar de alguns esportistas, talvez nem tanto técnicos, nem tanto personagens de grandes conquistas esportivas, porém, exemplos dignos de que o esporte não vive só de grandes conquistas, mas de exemplos de participação em uma atividade sadia.

É o caso da equipe da foto, mesclada com Doutores e Professores, são eles: Cezário Richieri, Fausi Paulo, Pedro Paulo Filho, Maynard Góes, José Padovan, Luiz Carlos Pinotti, Ulysses Pessanha da Silva, o “doutor em futebol”, Prof. João Gualberto Mafra Machado, Jair Pinheiro, Geraldo Padovan, Moacyr Padovan e Prof. Guido, todos da década de 60.

Conversando certa ocasião com o meu “perito em identificação”, o Daval do então Posto Texaco, de saudosa memória, ele me fez uma revelação emocionante: como diretor do antigo Grêmio Estudantil Jordanense e que organizara o primeiro jogo entre Doutores e Professores, isto no final dos anos 50.

Sabem quem foi o grande herói da partida ? Disse-me ele : “nada mais nada menos que o nosso querido Dr. João Pedro Além, que atuou como goleiro.”

O homem pegava todas, uma verdadeira muralha entre as traves, tenho uma foto dele no gol, oportunamente, publicarei, mas, enquanto isso não ocorre vai aí a nossa homenagem e o reconhecimento a todos os Doutores e Professores pelo exemplo de esportividade e, em especial, ao grande médico e amigo de todas as horas, já não mais entre nós, o querido Dr. João Pedro Além.

Vocês merecem com todos os méritos, serem lembrados e terem seus nomes gravados nos anais da história dos Momentos de Glória do Nosso Esporte.

Cezário Richieri, Fausi Paulo, Pedro Paulo Filho, Maynard Góes, José Padovan, Luiz Carlos Pinotti, Ulysses Pessanha da Silva, o “doutor em futebol”, Prof. João Gualberto Mafra Machado, Jair Pinheiro, Geraldo Padovan, Moacyr Padovan e Prof. Guido. Foto Acervo Edmundo Ferreira da Rocha
Cezário Richieri, Fausi Paulo, Pedro Paulo Filho, Maynard Góes, José Padovan, Luiz Carlos Pinotti, Ulysses Pessanha da Silva, o “doutor em futebol”, Prof. João Gualberto Mafra Machado, Jair Pinheiro, Geraldo Padovan, Moacyr Padovan e Prof. Guido.
Foto Acervo Edmundo Ferreira da Rocha

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Leave a Comment